Escuta FM

Seminaristas

• Seminaristas

O Código de Direito Canônico orienta da seguinte forma a formação do futuros padres:

Cân. 234 § 1. Conservem-se, onde existirem, e fomentem-se os seminários menores ou outros institutos semelhantes, nos quais se providencie, para incentivar as vocações, que se dê formação religiosa especial juntamente com a preparação humanística e científica; e mais, onde o Bispo diocesano o julgar oportuno, proveja à fundação do seminário menor ou instituto semelhante.

Cân. 235 § 1. Os jovens que pretendem ser admitidos ao sacerdócio sejam educados para uma formação espiritual adequada e para os ofícios que lhes são próprios, no seminário maior durante todo o tempo da formação ou, se a juízo do Bispo diocesano o exigirem as circunstâncias, ao menos por quatro anos.

Para a formação dos futuros padre de nossa diocese, temos o seminário Menor e Propedêutico em nosso seminário Diocesano São José, em Assis. Depois desse período, os seminaristas vão para a cidade de Marília, onde estudam Filosofia e Teologia na Faculdade João Paulo II (FAJOPA), cuja matenedora são os bispos da Provincia Eclesiastica de Botucatu. Os seminaristas de Filosofia residem no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus (SPSCJ) e os de Teologia residem do Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos (ITRA).

No seminário, todos esses jovens serão acompanhados pelos padres formadores principalmente pelo reitor, e continuarão o discernimento vocacional que já haviam iniciado através dos encontros vocacionais. O Seminário São José oferece aos jovens que ainda não concluíram o ensino médio o ensino regular no Colégio Ressurreição Santa Maria e aos que já terminaram o ensino médio, o curso chamado de Propedêutico com algumas disciplinas introdutórias nas áreas de Sagrada Escritura, Latim, Espiritualidade e também em preparação para o vestibular como: História e Língua Portuguesa.

É muito importante que todas as comunidades rezem por esses jovens que vivenciam um momento muito especial em suas vidas, procurando refletir sobre sua vocação. E não devemos apenas rezar por esse, mas também para que Jesus continue chamando jovens corajosos para essa importante missão, assim cumprimos a ordem de Jesus que nos ensinou a pedir ao dono da messe para que envie operário (Cf. Lucas 10,2).

Se você conhece algum jovem que demonstra sinais de vocação, o convide para conversar com o padre de sua paróquia, ou mesmo se você jovem sente o desejo de ser padre procure o sacerdote afim de que ele possa orientá-lo para o acompanhamento vocacional. O Seminário São José irá realizar ao longo deste ano os encontros vocacionais, nessas oportunidades o jovem poderá conhecer o seminário e realizar o seu discernimento vocacional para um futuro ingresso no seminário. Divulgue as datas dos encontros na sua paróquia, nos grupos de oração, nos grupos de jovens, nas escolas, pois todos nós somos responsáveis pelos futuros sacerdotes.

2º ANO DE  FILOSOFIA - MARCOS HENRIQUE DE LIMA

3º ANO DE TEOLOGIA - JOSÉ ANTÔNIO PEREIRA DE FREITAS

Data Nasc. 25/08/2000

Paróquia de Origem: PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO - PALMITAL/SP