DOM ANTÔNIO DE SOUSA - 3º BISPO DIOCESANO DE ASSIS
Bispo Emérito
DOM ANTÔNIO DE SOUSA
3º BISPO DIOCESANO DE ASSIS
Lema: Amou-os até o fim.
Dom Antônio de Sousa, CSS, filho do senhor José de Sousa e de Dona Sebastiana de Sousa, nasceu em Bom Jesus dos Perdões/SP, aos 21 de outubro de 1929.
Aos 25 de fevereiro de 1944 ingressou no Seminário de Rio Claro, na Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo – CSS (Estigmatinos).
No ano de 1951, em Ribeirão Preto, consagrou-se a Deus pela Profissão dos Votos Religiosos, e lá mesmo fez o curso completo de Filosofia.
Em seguida, partiu para a Itália e cursou Teologia em Verona, berço de sua Congregação Religiosa, onde também foi ordenado Presbítero em 1º de julho de 1956, por Dom João Urbani, arcebispo de Verona, Itália.
Estudou na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, o “Angelicum”, em Roma, e obteve o mestrado em Sagrada Teologia.
Em 1957, de volta ao Brasil, lecionou teologia dogmática no Instituto Teológico “Gaspar Bertoni”, em Ribeirão Preto. Foi também professor de latim e francês e, Reitor do Seminário Estigmatino de Ribeirão Preto e Rio Claro, atuando também como Diretor Espiritual, Vice-Reitor e Mestre de Disciplina dos Estudantes de Filosofia e Teologia em Campinas. Foi ainda membro do governo da Congregação Estigmatina, como Conselheiro Provincial.
Passou o ano de 1967 na cidade de Caetité, na Bahia, onde, com Dom José Pedra Costa, Bispo Diocesano, estudou a possibilidade da fundação de um seminário regional naquela Diocese.
Nos dez anos de atividades em Seminários, achou sempre tempo para se dedicar ao serviço da pastoral, aproveitando parte das noites e fins de semana. Desempenhou ainda os encargos de Vigário, em Bonfim Paulista/SP, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Ribeirão Preto, e também em Santa Gertrudes/SP. Foi assistente de equipes de casais em Campinas e Ribeirão Preto.
Aos 07 de janeiro de 1968 foi para cidade de Barretos, com o encargo de Pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo. Em 30 de maio de 1971, recebeu de Dom José Varani, Bispo de Jaboticabal, a nomeação de Vigário Episcopal da região norte da Diocese, com a incumbência explícita de preparar a atual Diocese de Barretos.
Aos 13 de fevereiro de 1974, o Papa Paulo VI o nomeou Bispo Coadjutor de Assis. Foi ordenado Bispo aos 16 de abril de 1974, na recém criada Catedral de Barretos, pelas mãos de Dom Carmine Rocco, Núncio Apostólico no Brasil. Dom Antônio de Sousa é o segundo Bispo Estigmatino brasileiro.
Aos 20 de Julho de 1977, com a renúncia de Dom José Lázaro Neves, tornou-se o 3º Bispo Diocesano de Assis.
Na Diocese, deve-se a ele a criação do Centro Diocesano de Pastoral, centralizando aí todo o movimento pastoral da Diocese; a primeira reforma e ampliação do Bispado de Assis, a construção da Casa do Clero, a criação da Fundação São Francisco de Assis, a formação de líderes cristãos, a elaboração do segundo (1978-1980), terceiro (1984-1990) e quarto (1995-2000) Planos Diocesanos de Pastoral. Marcas profundas foram deixadas na Ação Pastoral de Dom Antônio, no que se refere ao Ministério da Visitação, ação missionária tão caro ao Bispo. Juntamente com Dom José Lázaro Neves foi um dos idealizadores do Hospital Regional de Assis e juntamente com Dom Maurício teve importante participação na instalação da Rádio Educativa Escuta FM 92,1 da Diocese de Assis.
Incansável comunicador, Dom Antônio esteve desde sua chegada, ligado aos meios de comunicação, o que o fez acumular centenas de artigos publicados em jornais da cidade e região de Assis, milhares de gravações para programas radiofônicos e por fim, no ano de 2003 lançou seu livro intitulado “A Caminho”.
Durante seu governo, ordenou 37 presbíteros para o serviço ministerial na Diocese de Assis, além de outros tantos, a pedido de Ordens, Congregações Religiosas e Sociedade de Vida Apostólica.
Com sua renúncia, aos 27 outubro de 2004 tornou-se Bispo Emérito deAssis.
No dia 22 de abril de 2024, com intenso Júbilo, nossos pastores se reuniram para elevar a Deus Pai, a solene Ação de Graças pelo JUBILEU DE OURO EPISCOPAL de nosso Querido Dom Antônio de Sousa, padre estigmatino.
Atualmente Dom Antônio de Sousa, CSS reside na Basílica São Vicente de Paulo, Vila Xavier, em Assis/SP.