História

A Diocese de Assis foi criada a 30 de novembro de 1928, pela Bula “SOLLICITUDO UNIVERSALIS ECCLESIAE”, do Papa Pio XI. Foi desmembrada da Arquidiocese de Botucatu / SP.

* Primeiramente Dom Carlos Duarte da Costa, Bispo de Botucatu (1928 – 1930), a administrou apostolicamente.

* O primeiro Bispo foi Dom Antônio dos Santos, CM, tomando posse de seu ofício em 19 de março de 1930, ficando no governo desta diocese até seu falecimento em 02 de fevereiro de 1956.

* O segundo Bispo foi Dom José Lázaro Neves, CM ( 1956 – 1977), Ele foi nomeado Bispo Auxiliar de Assis em 1948 e Sagrado aos 21 de Novembro de 1948. Chegou em Assis dia 02 de Fevereiro de 1949. Foi nomeado Bispo Coadjutor em 1952 e tomou posse como Bispo Diocesano em 1956. Dom Lázaro faleu em 01 de maio de 1991.

* O terceiro Bispo Diocesano foi Dom Antônio de Sousa, CSS ( 1977 – 2004). Ele foi eleito Bispo Coadjutor de Assis em 13 de Fevereiro de 1974 por Sua Santidade o Papa Paulo VI. Sagrado Bispo em 16 de Abril de 1974 na cidade de Barretos-SP. Tomou posse de seu ofício como Coadjutor em 02 de Junho de 1974. Tornou-se Bispo Diocesano em 20 de Julho de 1977. Ficou Emérito em 27 de Outubro de 2004.

* A Diocese de Assis teve também um Bispo Auxiliar, Dom Eugênio Adrian Lambert Rixen, no período de 1996 a 1998. Hoje, Bispo Emérito de Goiás-Velho – GO.

* O quarto Bispo Diocesano foi Dom Maurício Grotto de Camargo, eleito Bispo Coadjutor de Assis, em 03 de maio de 2000, pelo Papa João Paulo II e Sagrado Bispo, na cidade de Presidente Prudente / SP, em 30 de julho de 2000. Tomou posse de seu Ofício Canônico, como Bispo Coadjutor, em 20 de agosto de 2000. Tornou-se o 4º Bispo Diocesano de Assis em 27 de outubro de 2004.

* Devido à nomeação de Dom Maurício para o Arcebispado de Botucatu, sede da nossa Província Eclesiástica, em 19 de novembro de 2008 e tomada de posse em 15 de fevereiro de 2009, a Diocese de Assis, tornou-se Sede Vacante. O Colégio dos Consultores elegeu no dia 17 de fevereiro de 2009 para o ofício de Administrador Diocesano o Revmo. Sr. Pe David José Martins, então Vigário Geral, Chanceler do Bispado e Pároco da Catedral, até que a Santa Sé nomeasse o novo Bispo de Assis. Neste tempo de vacância o Pe. David José Martins assumiu o governo da Diocese por um período de 06 meses e continuou como Pároco da Catedral.

* No dia 24 de junho de 2009, Solenidade de São João Batista, o Precursor do Senhor, Sua Santidade Bento XVI nomeou Dom José Benedito Simão, como 5º Bispo Diocesano de Assis, transferindo-o do seu ofício de Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo / SP, Região Episcopal Brasilândia. Assumiu seu ofício canônico em 23 de Agosto do mesmo ano.

Com o Falecimento do Bispo Diocesano de Assis, Dom José Benedito Simão, no dia 27 de novembro de 2015 (por conta do Derrame Cerebral), o Colégio de Consultores da Diocese de Assis, em reunião no dia 1º de Dezembro de 2015, elegeram Padre Heliton Luís Ferreira, como administrador diocesano até a nomeação do próximo Pastor.

No dia 14 de dezembro de 2016, o Sua Santidade Papa Francisco, nomeia o 6º Bispo Diocesano de Assis, o Padre Argemiro de Azevedo, CMF. O Bispo eleito nasceu em 03 de dezembro de 1952, em Fernandópolis (SP), e foi ordenado sacerdote em 1980, por São João Paulo II, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

A Ordenação Episcopal de Dom Argemiro de Azevedo, CMF , ocorreu no dia 25 de Fevereiro de 2017, em Araçatuba, no Ginásio de Esportes Dr, Plácido da Rocha. No dia 19 de março de 2017, toma Posse como 6º Bispo Diocesano de Assis, na Missa e Cerimonia na Catedral Sagrado Coração de Jesus e São Francisco de Assis.

* A Diocese de Assis está situada no Oeste Meridional do Estado de São, fazendo limites: ao norte com a Diocese de Marília, ao sul com o Estado do Paraná (Arquidiocese de Londrina e Diocese de Cornélio Procópio), ao leste com a Diocese de Ourinhos e ao oeste com a Diocese de Presidente Prudente, esta desmembrada integralmente da Diocese de Assis em 1960.

* O Padroeiro da Diocese é São Francisco de Assis. A Catedral tem como orago o Sagrado Coração de Jesus e sua dedicação é celebrada no dia 19 de junho. A dedicação Catedral foi feita pelo Exmo Revmo Bispo Dom Antônio de Sousa,CSS no dia 19 de Junho de 1974, a pedido do então Bispo Diocesano Dom José Lázaro Neves,CM. Lembra-se que neste dia, na Catedral, a liturgia é celebrada solenemente e nas paróquias, de modo festivo, conforme o Diretório Litúrgico da Igreja, prescrito no dia 18 de junho em todos os anos.

* Sua superfície é de 9.165,2 Km², com uma população de 293.510 habitantes, segundo IBGE, 2006.

* A Diocese de Assis, como pessoa jurídica, tem a razão social de MITRA DIOCESANA DE ASSIS, particularmente chamada de DIOCESE DE ASSIS, e está inscrita no Cadastro Nacional Pessoa Jurídica – CNPJ, com Inscrição Estadual, isenta.

* A personalidade jurídica da Diocese é reconhecida pela legislação civil, independentemente de registro, pelo Artigo 05, do Decreto-lei de nº 119-A, de 07 de janeiro de 1890, valendo-lhe como Estatuto o Código de Direito Canônico e como Estatuto Social, o regulamento da Mitra Diocesana de Assis.

* Seu representante legal é o Bispo Diocesano. Na sua ausência, o Vigário Geral fará a representação. A Diocese se tornando vacante quem faz a representação é o Administrador Diocesano, eleito pelo Colégio dos Consultores.

SEDE DA DIOCESE: CURIA DIOCESANA DE ASSIS - Rua Dom José Lázaro Neves, 414 - ASSIS/SP. FONES 18 3322 2614/ 3322 2279