• Bispo Diocesano

Diocese de Assis - Bispo Diocesano

BIOGRAFIA DE DOM ARGEMIRO DE AZEVEDO, C.M.F.

Dom Argemiro Azevedo, C.M.F., nasceu em 03 de dezembro de 1952, em Fernandópolis (SP); concluiu os estudos de Filosofia no Seminário Claretiano de Rio Claro (SP) (1975-1976) e os de Teologia no “Studium Theologicum” de Curitiba (PR) (1977-1980). Cursou Pedagogia na Faculdade Claretiana de Batatais e fez mestrado em Educação pela Universidade São Marcos em São Paulo (SP). Fez diversas especializações na área da Educação e Gestão Universitária.

Professou os votos religiosos na Congregação dos Missionários Filhos do Coração Imaculado de Maria (Claretianos) em 09 de fevereiro de 1975 e foi ordenado sacerdote em 1980, por São João Paulo II, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

Dentro do seu instituto religioso exerceu diversas funções: Diretor dos estudantes de Filosofia em Ribeirão Preto (SP) (1982-1990); Administrador do Centro Universitário Claretiano de Batatais (SP) (1985-1994); Diretor e Administrador do Colégio e da Faculdade Claretiana de São Paulo (SP) (1994-2001).

Dentre as atividades em seu ministério pastoral, foi pároco na paróquia Coração de Maria, em Batatais (SP) (1988-1991). Ele ainda foi membro da Junta Permanente e do Conselho de Economia da Província Claretiana do Brasil e também membro do Conselho de Presbíteros da Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP).

Até sua nomeação exercia o seu ministério sacerdotal na Diocese de Araçatuba responsável por diversas funções: pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Araçatuba (SP) (2003-2016), Juiz Auditor, Assessor da Pastoral Familiar, Membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores.

No dia 14 de dezembro de 2016 foi nomeado por Sua Santidade, o Papa Francisco, como Bispo Diocesano de Assis. Foi ordenado Bispo no dia 25 de fevereiro de 2017, no Ginásio de Esportes Dr. Plácido Rocha em Araçatuba (SP).

Diocese de Assis - Bispo Diocesano