05 Jun, 2015

Corpus christi: fieis enfeitam tapetes e celebram festa de corpus christi na cidade de assis

Desde manhã dessa quinta-feira, dia 04, fieis da cidade de Assis as 8 paróquias, capelas, comunidades, movimentos, escolas e outras entidades enfeitaram e confeccionaram mais de 20 quarteirões na área central para comemorar a Festa Pública de Adoração do Corpo de Cristo pelas ruas da cidade, tendo como tema a “Paz”. Corpus Christi a solenidade em honra ao Corpo e Sangue de Cristo, presença real e substancial na Eucaristia, segundo a tradição católica. Essa comemoração é realizada na quinta, após a Solenidade da Santíssima Trindade, posteriormente a festa de Pentecostes. A festividade religiosa do Corpo e Sangue de Cristo teve início na paróquia “Saint Martin” em Liegé na Bélgica em 1230 ocorreu à procissão dentro da igreja matriz. Em 1247 aconteceu a primeira procissão pública com o Corpo de Cristo pelas ruas da paróquia de Liegé. Em 1264, o papa Urbano IV decretou à Festa de Corpus Crhisti no calendário de celebrações da igreja católica. Em comunhão com a igreja do mundo todo, a diocese de Assis, celebrou a Missa Solene às 15h 00 na Catedral Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo bispo diocesano dom José Benedito Simão, concelebrado pelos padres da cidade de Assis. Ao término da celebração o bispo diocesano, dom Simão, com o Santíssimo Sacramento no Ostensório saiu com o Corpo de Cristo para adoração pública pelas ruas da cidade de Assis. Após a chegada da procissão a Basílica São Vicente de Paulo, por volta das 18h 00, os fieis receberam a benção do Santíssimo encerrando assim as atividades religiosas.

Texto: Márcio Alexandre da Silva

Fotos: Anderson Servillha, Leonardo Alexandre da Cunha Ferreira, Marcelo José de Oliveira, João Vitor Telvino, Maria Carolina Malta Gutierre.

Pascom Paróquia N. Sra. de Fátima / Pascom Diocesana

Álbum de fotos completo: facebook/diocese.deassis