14 Mar, 2014

Brasão da diocese

Descrição:

O Escudo é dividido em três quartéis

No primeiro, no lado esquerdo superior, há um "Tau" que se sobrepõe a um fundo de cor azul.No segundo, no lado direito superior, vê-se uma pomba cercada por doze estrelas, de cor azul, da mesma pomba saem sete raios dourados, sobre um campo vermelho.No terceiro, o mapa geográfico da Diocese de Assis é acompanhado por uma Bíblia, em seu centro, e que contêm as inscrições “Alfa” e “Ômega”. A cor predominante nesse campo é a amarela, e o mapa é apresentado na cor verde.

Comentário:

No centro do brasão, temos um escudo dividido em três partes, lembrando-nos, simultaneamente: a Santíssima Trindade – comunhão perfeita do Pai, do Filho e do Espírito Santo; as três mudanças ocorridas ao longo da caminhada desta Igreja Particular – a criação desta diocese, desmembrando-se da atual Arquidiocese de Botucatu (1928), a criação da Diocese de Presidente Prudente (1960), que até então fazia parte desta, e a criação da Diocese de Ourinhos (1998).

No canto superior esquerdo, encontra-se um Tau, cruz que, conforme a tradição, está relacionada a São Francisco de Assis, homem de vida exemplar cujos méritos de santidade são reconhecidos em todo o mundo. A devoção popular a esse santo é tão expressiva nesta região, que o nome da cidade onde ele viveu foi escolhido para designar a cidade que sedia o bispado: “Assis(i)”. A cor azul nos lembra a abundância hídrica de nossa região.

No canto superior direito, destaca-se uma pomba cercada por estrelas. A pomba nos lembra uma das manifestações do Espírito Santo, e os raios dourados nos recorda os sete Dons do Espírito Santo, força que dá impulso à Igreja, a cor dourada nos lembra a riqueza que representa esses dons para a nossa missão. As estrelas azuis invoca-nos a maternal intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e da Igreja, que sempre acompanhou esta porção do povo eleito. A cor azul das estrelas homenageia o manto de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. O fundo de cor vermelha lembra as línguas de fogo, forma com se manifestou o Espírito Santo no início da história da Igreja, em Pentecostes, fogo que nos inflama para testemunhar Cristo, e também nos lembra o sangue dos mártires derramado por amor a Cristo e à sua Igreja.

Por fim, temos um mapa delineador dos limites territoriais desta circunscrição eclesiástica, em cujo centro se encontra uma bíblia aberta. A cor verde do mapa refere-se ao trabalho no campo, suporte da economia desta região, baseada na agropecuária; é símbolo também da esperança de um povo alegre e vibrante. A cor dourada que preenche o quartel representa a realeza do povo de Deus, os fiéis leigos, que trabalham incansavelmente pela edificação do Reino. A Bíblia presente no mapa nos lembra a ação evangelizadora do povo de Deus, que deve ser atual, eficaz em nossa realidade que, como tantas outras, é desafiadora. A cor branca de suas páginas é um convite à paz, para que este mundo dilacerado por discórdias e injustiças encontre, enfim, a unidade tal qual pregou o Pai Seráfico.

As inscrições “Alfa” e “Ômega”, nos recordam que Cristo é o princípio e o fim de todas as coisas, e fazer com que todas tenham um encontro pessoal com o Senhor é nossa principal missão.