Notícia

05 Nov, 2013

Sulão de catequese celebra 25 anos no protagonismo da fé

VIII SULÃO DE CATEQUESE 8

Sulão de Catequese celebra 25 anos no protagonismo da fé

Pe. Eduardo Andrade de Moraes esteve representando a Diocese de Assis.

Reunindo aproximadamente 100 dioceses dos regionais do Sul e Oeste da CNBB, o VIII Sulão de Catequese abordou a vivência da animação bíblico-catequética na vida e missão da Igreja. Com a presença dos bispos referenciais da catequese, o evento trouxe para reflexão o tema “Catequista: protagonista da fé”. O encontro aconteceu entre os dias 25 a 27 de outubro, em São Leopoldo (RS). A conferência de abertura contou com a presença do secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner. O bispo de Novo Hamburgo (RS) e presidente do Regional Sul 3, dom Zeno Hastenteufel, foi o anfitrião do encontro.

O VIII Sulão de Catequese é realizado desde 1988 e, neste ano comemorou 25 anos. Seu principal objetivo é abordar com os catequistas questões pontuais do serviço da Igreja Católica, a formação e o engajamento dos fieis na missão evangelizadora. De acordo com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, padre Décio José Walker, o Brasil tem aproximadamente 800 mil catequistas, com destaque a atuação das mulheres. “O catequista não é apenas aquele que faz uma ‘reuniãozinha’. É importante ressaltar o protagonismo destes agentes. A catequese é essencial em nossas comunidades, sendo base para todo projeto evangelizador”, disse padre Décio Walker.

VIII SULÃO DE CATEQUESE 8Responsável por coordenar a Animação Bíblico-Catequética da diocese de Caxias do Sul (RS), Ir. Neli Basso faz um alerta para que “o encontro de catequese não seja uma sala de aula e que o catequista não seja um professor. Mas um caminho com os catequizados, para descoberta do grande mistério de Deus”.

Participaram do encontro membros da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética e seu presidente, dom Jacinto Bergmann e bispos das dioceses dos regionais do Sul e Oeste. Estiveram representados os estados Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

COMPARTILHAR