31 Jan, 2024

SEMINÁRIO SÃO JOSÉ

No dia 28 de janeiro de 2024,  domingo, no Seminário Diocesano São José, em Assis/SP, foram acolhidos os quatro seminaristas: Emanuel, Guilherme, João Pedro e Jônatas que cursarão a etapa do Propedêutico neste ano. Foram acolhidos com a Missa presidida pelo reitor do Seminário, Padre Renan Aparecido de Souza. Estiveram presentes o Pe. Bruno Áthila, SAC – do clero da Arquidiocese de Londrina, Pe. Anatoli Gradiski – Coordenador Diocesano de Pastoral, membros das paróquias e familiares dos vocacionados. Durante a homilia Padre Renan ressaltou a importância de ter nosso Senhor Jesus Cristo como modelo de sacerdote, motivando-os a inspirarem nos Santos que foram sacerdotes, sendo “fundamental que  permaneçam em espírito de oração, firmes na fé e no seguimento a Jesus Cristo”. Após a Santa Missa houve um momento de convivência com os presentes.

O que é o Propedêutico?

A etapa do Propedêutico é a fase em que a Igreja Diocesana acolhe os vocacionados que já concluíram o Ensino Médio, vindos do Seminário Menor, ou de grupos de jovens e das pastorais das Paróquias da Diocese. As Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, apresenta a etapa do Propedêutico como “[...] etapa formativa indispensável, com uma especificidade própria, eminentemente querigmática, caracterizada pelo encontro com Cristo” (Doc. 110, nº.125).

Foto e texto: Seminário São José -Assis/SP