20 Out, 2021

MISSA DE ABERTURA DO SÍNODO DA DIOCESE DE ASSIS-SP

Na noite de ontem, 19, Dom Argemiro de Azevedo, C.M.F., presidiu a Santa Missa De Abertura do Sínodo 2021/2023, em sua fase diocesana.

A celebração marcou com Ação de Graças o início de um caminho de reencontros e de consultas, a pedido do papa Francisco, para refletir sobre a missão da Igreja. Visando que todo o Povo de Deus caminhe juntos e encontre juntos, soluções para o anúncio do Evangelho.

"O Sínodo dos Bispos, trata-se de um momento propício da Graça de Deus, com base em temas propostos pelo Santo Padre, onde no tema atual, o papa deseja ouvir toda a Igreja." Destacou o padre Leandro Martins, em sua fala inicial.

O papa quer que a Igreja caminhe junto, em unidade, como é o desejo do próprio Cristo: que todos sejam um. Porque, uno é o Povo de Deus e, único é o caminho que nos leva ao céu.

"Esse é o momento de projetarmos o futuro, com a ação de Deus, a caminhada de cada cristão, de cada igreja particular, de cada bispo reunido com seu povo, na mesma comunhão com o Santo Padre, para que possamos construir pontes, iluminar mentes e aquecer corações." Pontuou, padre Leandro, em sua homilia.

Como Igreja Diocesana, devemos buscar que nossas decisões pastorais reflitam ao máximo possível a vontade de Deus, fundamentada na voz viva do Povo de Deus. Onde até abril próximo, a "Comissão Diocesana Para O Sínodo" - que é formada por leigos e ministros ordenados -, terá de elaborar um relatório, com base nessa ampla escuta, que será encaminhado para Brasília e em seguida para o Vaticano. Para que em Outubro de 2023, na Assembléia dos Bispos, as vozes vindas de todas as partes do mundo, sejam avaliadas e discutidas.

Concelebraram a Santa Missa de Abertura do Sínodo, os padres: Leandro Martins, José David Espessotti, Guilherme Caetano, Gustavo Granado, José Martins, padre Neto e padre Alan.

Texto: Daniela Lopes - PASCOM / Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio - Maracaí-SP.