10 Out, 2013

Ampliada diocesana da pj

Incentivados (as) pelas palavras de motivação de Dom José Benedito Simão e num diálogo bem participativo,  os (as) jovens da Pastoral da Juventude da Diocese de Assis junto ao bispo diocesano e com o acompanhamento dos assessores do Setor Juventude e PJ, Josiana Bazzanella e Sem. Anatoli K. Gradiski, respectivamente, realizaram no CEDIPAS a 2a. Ampliada Diocesana da Pastoral da Juventude do ano de 2013, no último domingo, dia 06 de outubro de 2013.

Dom Simão refletiu com os jovens acerca das palavras que a Igreja tem dirigido aos jovens recentemente, inclusive através de documentos da Igreja como o Documento 85, da Evangelização da Juventude, o Documento de Aparecida, o Catecismo da Igreja Católica através do YouCat, as mensagens dirigidas pelo Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude e, enfim, as linhas pastorais da Diocese de Assis que inclui a ação em torno da Juventude no 5o. Plano de Pastoral da Diocese. Os representantes ali presentes puderam partilhar suas inquietações quanto à defesa da vida da juventude e suas questões mais importantes no meio religioso, social, comunitário e político.

Entre os vários assuntos, a Coordenação Diocesana da PJ também apresentou a Dom Simão a indicação para elaboração de uma proposta de maior atuação da Pastoral da Juventude junto às comunidades paroquiais da Diocese o que poderá ser intensificado pela formação, inclusive da formação da consciência da juventude, acompanhamento de grupos já existentes e implantação de novos grupos. Esta proposta está visando também a ação pós JMJ já que vários integrantes participaram e devem motivar a toda a juventude dentro de um processo maior de Evangelização da Juventude e continuidade desta missão.

Josiana Bazzanela, destacou a importância da participação da PJ junto ao âmbito do Setor Juventude o que enriquece melhor ainda a formação dos agentes de pastoral da juventude em meio aos grupos de jovens. Também divulgou o Dia Nacional da Juventude que ocorrerá dia 10 de novembro em Cândido Mota e terá o apoio da Pastoral da Juventude na elaboração de workshops (oficinas vivenciais e experiências de trabalho).

Enfim, o projeto a ser apresentado ao Bispo Diocesano pela Coordenação da PJ estará em consonância com o Documento de Aparecida que destaca a necessidade de uma verdadeira "revitalização da ação da Pastoral da Juventude nas comunidades" a nível continental  e, por conseguinte, com o 5o. Plano de Pastoral Diocesano da Diocese de Assis também apresenta a JUVENTUDE como linha de ação e investimento na formação e acompanhamento dos grupos de jovens.

A ampliada teve a contribuição do CNLB-Assis, através da presença de José Aparecido (Zezinho) que informou o quanto os jovens tem tido destaque na experiência da missão dos leigos e leigas e, com a Jornada Mundial da Juventude, ganhado grande injeção de ânimo para a formação da consciência da juventude e da cidadania.

Sobre a "revitalização da Pastoral da Juventude" segue um link que trata das reflexões construídas nacionalmente.