13 Jun, 2019

Episcopado do Estado de São Paulo escolhe representantes das sub-regiões pastorais

As sub-regiões de Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto 1 e 2, Sorocaba e de São Paulo 1 e 2, que compõem o Regional Sul 1 da CNBB, tiveram seus representantes escolhidos nesta quarta-feira, dia 12

Na tarde do dia 12, como parte da programação da 82ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em Itaici, Indaiatuba (SP), os bispos do Estado de São Paulo elegeram os responsáveis das sub-regiões Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto 1 (RP 1), Ribeirão Preto 2 (RP 2), Sorocaba, São Paulo 1 (SP 1) e São Paulo 2 (SP 2).

Ao centro, Dom Eduardo Malaspina, novo presidente da sub-região Campinas

Os bispos escolhidos recebem a incumbência de motivar o trabalho pastoral em suas respectivas sub-regiões. Na sub-região Aparecida, o bispo diocesano de Caraguatatuba (SP), Dom José Carlos Chacorowski, será o responsável. Em Botucatu, o incentivo ficará por conta de Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano de Presidente Prudente (SP) e, na sub-região Campinas, pelo bispo auxiliar de São Carlos (SP), Dom Eduardo Malaspina.

Nas sub-regiões RP 1 e RP 2, a animação pastoral será realizada, respectivamente, por Dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto (SP), e pelo bispo diocesano de Barretos (SP), Dom Milton Kenan Junior. A motivação pastoral em Sorocaba (SP) será feita pelo seu arcebispo Dom Julio Endi Akamine, SAC.

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, é o representante escolhido para a sub-região SP 1 e, para a SP 2, o bispo diocesano de Osasco (SP), Dom João Bosco Barbosa de Sousa, OFM.

No mês de agosto, a nova presidência, também eleita na Assembleia, juntamente com os responsáveis pelas sub-regiões pastorais, devem nomear os bispos referenciais e assessores para as oito Comissões Episcopais Pastorais.

Dom João Bosco, escolhido para a sub-região SP 2

MISSÃO

Os bispos que assumiram as sub-regiões pastorais têm a responsabilidade de promover o intercâmbio e a partilha entre as Igrejas Particulares e a reflexão de temas pastorais; encaminhar à Comissão Episcopal Representativa assuntos que devam ser tratados em âmbito do Regional; opinar sobre a pauta da Assembleia do Conselho Episcopal e também levar à Assembleia do Conselho Episcopal Regional sugestões relativas à ação evangelizadora.

Com colaboração do Pe. Tiago Barbosa; Fotos: Eduardo Tarcia | pela Comissão de Comunicação do Regional