20 Mai, 2019

ASSEMBLEIA ESTADUAL DA PASTORAL CARCERÁRIA

A Diocese de Santos, na pessoa de seu Bispo D. Tarcísio Scaramussa, recebeu durante os dias 17 a 19 de Maio os agentes da Pastoral Carcerária do Regional Sul I para a realização da Assembleia estadual.

A Diocese de Assis esteve representada pelo coordenador diocesano Pe. Orlando, pelo Bispo referencial no estado D. Otacílio, e pelos agentes Rodrigo e Sueli que atuam na penitenciária de Florínea.

O fio condutor da assembleia, marcada por vários temas que hoje se colocam como graves desafios para a evangelização no mundo dos cárceres, sobretudo as sérias restrições que a Secretaria de Administração Penitenciária vem impingindo para os trabalhos dos agentes de pastoral carcerária, foram os momentos fortes de espiritualidade, principalmente as celebrações eucarísticas e adoração ao Santíssimo Sacramento.

A atual Coordenação Estadual, encerrando seu mandato, apresentou a prestação de contas como também os relatórios do setor jurídico e administrativo relativos ao triênio 2017-2019. No setor de trabalho com as mulheres presas a atual coordenadora também apresentou relatório sobre as visitas feitas às unidades femininas do estado.

Dessa forma foi realizada a eleição da nova coordenação que nos próximo três anos se incumbirá de coordenar os trabalhos da pastoral no estado.

Por fim, foi confeccionada uma carta final onde os agentes reunidos em assembleia se posicionam diante dos tantos desafios à evangelização e à promoção da vida humana nos cárceres, dentre os quais expressando veemente indignação quanto ao projeto do governo paulista de privatização do sistema prisional do estado.

Pe. Orlando de Almeida Alves

Coordenador Diocesano