20 Mar, 2017

Novo pastor - missa de posse de dom argemiro de azevedo, cmf - diocese de assis

Texto: Daniele Melo

Fotos: Elias Pereira (Pascom Diocesana)

Milhares de fiéis católicos participaram domingo da cerimônia de posse do novo bispo diocesano, D. Argemiro Azevedo, recém nomeado pelo Papa Francisco, na Catedral.

Ordenado no dia 25 de fevereiro em Araçatuba seu lema será “Apascenta meus cordeiros”, lembrando a obrigação do bispo ser para a igreja a ele confiada, “sinal da presença do Cristo, pastor e esposo, mestre e pontífice da igreja”.

Às 16h30, D. Argemiro seguiu em carreata do bispado à Catedral. Antes da cerimônia foi recebido por D. Maurício Grotto de Camargo, ex-bispo de Assis e atual arcebispo de Botucatu.

Ainda na praça da igreja, a Banda Municipal de Rancharia e também a do Tiro de Guerra, entoaram os hinos Nacional e Pontifício (Hino de Roma).

Em seguida, o novo bispo entrou na Catedral, recebeu a Cruz do Vigário Geral, aspergiu a comunidade e junto do Colégio dos Consultores seguiu até a Capela do Santíssimo para uma breve adoração.

Participaram da cerimônia diversas comunidades das paróquias da região e de Araçatuba, onde D. Argemiro era pároco, além dos padres, bispos, seminaristas, familiares e amigos da Congregação Claretiana.

D. Mauricio iniciou a missa e antes das leituras dominicais passou o báculo (cajado simbolizando o papel do bispo como pastor do rebanho divino) a D. Argemiro que com o bastão em mãos abençoou a Cátedra (cadeira pontifícia) e sentou, tornando-se então o bispo diocesano de Assis.

“Só tenho que agradecer a presença de todos; fui muito bem recebido pelos fiéis e é uma alegria imensa poder fazer parte desta diocese; a partir de agora vou conhecer os leigos, agentes de pastoral, conviver e organizar com o clero um plano de ação para caminharmos juntos; a diocese de Assis tem uma caminhada muito longa, uma comunidade que perseverou; a união do clero quero manter viva assim como toda a igreja, viva e fraterna; com respeito e amor quero dar continuidade, cuidar dos jovens, dos doentes, pobres, idosos e famílias; vou lutar com todas as forças pelas famílias; vou ficar aqui até morrer”, planeja.

D. Argemiro nasceu dia 3 de dezembro de 1952, em Fernandópolis e foi ordenado sacerdote em 1980, por São João Paulo II, no estádio do Maracanã, Rio de Janeiro. Fez diversas especializações nas áreas de Educação e Gestão Universitária.

O religioso integra a Congregação dos Missionários Filhos do Coração Imaculado de Maria, mais conhecidos como Missionários Claretianos.

Após a missa foi servido um jantar aos padres, seminaristas, religiosos e familiares de D. Argemiro, no Salão Verde da Catedral.

ASSISTA O VÍDEO COM OS MELHORES MOMENTOS

FOTOS NO FACEBOOK DA DIOCESE DE ASSIS