08 Jun, 2016

Bispos do estado de são paulo se reúnem em aparecida para assembleia anual

Celebração de Abertura presidida por Dom Airton José dos Santos,presidente do Regional Sul 1 da CNBB

“A Exortação Apostólica Amoris Laetitia no contexto da Misericórdia e da Missão” será a temática abordada na 79ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB. Evento se estende até amanhã, dia 9, e conta com a participação do Padre Heliton Luís Ferreira, administrador diocesano de Assis.

De ontem, dia 7, até amanhã, quinta-feira, acontece no município de Aparecida (SP), a 79ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende as dioceses do Estado de São Paulo.

Padre Heliton Luís Ferreira, administrador diocesano de Assis, se juntou aos seis arcebispos e cerca de trinta e três bispos do Regional para os dias de reflexão que acontecem no Hotel Rainha do Brasil. Os padres coordenadores diocesanos de pastoral também participam da Assembleia.

O Regional Sul 1 da CNBB está organizado em oito Sub-regiões Pastorais (Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I e II, São Paulo I e II e Sorocaba). A Província Eclesiástica de Botucatu, que corresponde ao Sub-regional, juntamente com a arquidiocese, é formada pelas dioceses de Assis, Marília, Lins, Presidente Prudente, Bauru, Araçatuba e Ourinhos.

PROGRAMAÇÃO

O início da Assembleia aconteceu na tarde de ontem, na Capela Externa do Hotel, com a celebração de abertura presidida por Dom Airton José dos Santos, arcebispo metropolitano de Campinas e presidente do Regional Sul 1 da CNBB.

Com o tema “A Exortação Apostólica Amoris Laetitia no contexto da Misericórdia e da Missão”, os participantes pretendem aliar as reflexões da última Exortação Pós-Sinodal do Papa Francisco (Amoris Laetitia) com a abordagem do Ano Extraordinário da Misericórdia.

Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, falando aos bispos do Estado sobre a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia

Bispos de todo o Estado de São Paulo com seus respectivos coordenadores diocesanos de pastoral em Assembleia, em Aparecida