14 Dez, 2015

Abertura da porta santa - catedral de assis

Aconteceu na última sexta-feira (11), na Diocese de Assis, a abertura da Porta Santa da Catedral Sagrado Coração de Jesus / São Francisco de Assis, como parte da celebração do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Os fiéis se concentraram no lado de fora da Catedral para a celebração da abertura da Porta Santa e missa presidida pelo Bispo Emérito da Diocese de Lins, Dom Irineu Danelon.

O Jubileu Extraordinário da Misericórdia, o Ano Santo, tem o lema “Misericordiosos como o Pai” (Lc 6,36) e foi anunciado pelo Papa Francisco no dia 13 de março de 2015 e em 11 de abril, publicou a Bula de proclamação  Misericordiae Vultus.

O início ficou marcado para o dia 08 de dezembro deste ano, na Solenidade da Imaculada Conceição, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, em Roma, e encerramento no dia 20 de novembro de 2016, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. No entanto, o Sumo Pontífice já fez a abertura da “Porta Santa” no país República Centro-Africana no dia 29 de novembro, em viagem apostólica à África.

Na Igreja Católica, em geral a cada 25 anos é proclamado um Jubileu para celebrar algo em especial, mas é possível que o Papa proclame um Jubileu Extraordinário, como o fez agora, que promulgou o próximo ano como santo para que seja “o tempo favorável, o dia da salvação” (2 Cor 6,2). “Há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai. Foi por isso que proclamei um Jubileu Extraordinário da Misericórdia como tempo favorável para a Igreja, a fim de se tornar mais forte e eficaz o testemunho dos crentes”, escreveu o Santo Padre na Bula.

Na Diocese de Assis, além da Catedral Diocesana, os Santuários da COMUNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS – Vila Glória (REGIÃO I); PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO – Quatá/SP (REGIÃO II); COMUNIDADE SÃO PIO DE PIETRELCINA – Pedrinhas Paulista/SP (REGIÃO III) e PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO – Palmital/SP (REGIÃO IV), foram declaradas Igrejas jubilares e assim, terão a Porta Santa e serão locais de peregrinação.