21 Out, 2015

Aniversário natalício de dom antônio de sousa - bispo emérito de assis

No dia 21 de Outubro de 1929, nascia Dom Antônio de Sousa, para a Missão de se tornar o Bom Pastor de toda Diocese de Assis e conduzir seu rebanho ao caminho da Salvação prometida por Jesus Cristo Nosso Senhor.

Desejamos, com sinceridade, que Deus mantenha sua saúde, preserve seus passos, ilumine seus caminhos para que sempre, na qualidade de Bispo Emérito, verdadeiro dispenseiro da graça divina, permanece ao nosso lado com as luzes de sua sabedoria e sua espiritualidade.

Que o Senhor lhe abençoe e guarde;

Que o Senhor faça resplandecer sobre você o Seu rosto;

Que o Senhor lhe dê a paz.

Em nome de Toda Diocese:

FELIZ ANIVERSÁRIO E MUITOS ANOS DE VIDA!

TODOS ESTÃO CONVIDADOS PARA A MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS, POR OCASIÃO DO ANIVERSÁRIO NATALÍCIO DO NOSSO BISPO EMÉRITO.

LOCAL: BASÍLICA SÃO VICENTE DE PAULO - VILA XAVIER - ASSIS/SP

HORÁRIO: 19:00HS

Dom Antônio de Sousa, filho do senhor José de Sousa e de D. Sebastiana de Sousa, nasceu em Bom Jesus dos Perdões/SP, aos 21 de outubro de 1929.

Aos 25 de fevereiro de 1944 ingressou no Seminário Estigmatino de Rio Claro. No ano de 1951, em Ribeirão Preto, consagrou-se a Deus pela Profissão dos Votos Religiosos. Lá mesmo fez o curso completo de Filosofia. Partiu para a Itália e cursou Teologia em Verona, berço de sua Congregação Religiosa, onde foi ordenado sacerdote a 1º de julho de 1956 por Dom João Urbani.

Cursou a Faculdade Teológica da Pontifícia Universidade “Angelicum”, em Roma, licenciando-se em Sagrada Teologia.

Em fins de 1957, de volta ao Brasil, lecionou teologia dogmática no Instituto Teológico “Gaspar Bertoni”, em Ribeirão Preto. Foi também professor de latim e francês e Reitor do Seminário Estigmatino de Ribeirão Preto e Rio Claro, atuando também como Diretor Espiritual, Vice-Reitor e Mestre de Disciplina dos Estudantes de Filosofia e Teologia em Campinas.

Foi ainda membro do governo da Congregação Estigmatina, como Conselheiro Provincial.

Passou o ano de 1967 na cidade de Caetité, Bahia, onde, com Dom José Pedra Costa, Bispo Diocesano, estudou a possibilidade da fundação de um seminário regional naquela Diocese.

Nos dez anos de atividades em Seminários, achou sempre tempo para se dedicar ao serviço da pastoral direta, aproveitando parte das noites e fins de semana. Desempenhou os encargos de Vigário de Bonfim Paulista, Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (Ribeirão Preto), e Santa Gertrudes (SP), assistente de equipes de casais em Campinas e Ribeirão Preto.

A 07 de janeiro de 1968 foi para Barretos, com o encargo de Vigário da Paróquia do Divino Espírito Santo. Recebeu de Dom José Varani, a 30 de maio de 1974, a nomeação de Vigário Episcopal da região norte da Diocese de Jaboticabal.

Foi ordenado Bispo aos 16 de abril de 1974.

A 13 de fevereiro de 1974, o Papa Paulo VI o nomeou Bispo Coadjutor de Assis. Dom Antônio de Sousa é o segundo Bispo Estigmatino brasileiro e terceiro Bispo Diocesano de Assis, com a renúncia de Dom José Lázaro Neves em 20/07/1977.

Na Diocese, deve-se a ele a criação do Centro Diocesano de Pastoral, centralizando aí todo o movimento pastoral da Diocese; reforma do Bispado de Assis, construção da Casa do Clero, a criação da Fundação São Francisco de Assis, a formação de líderes cristãos; a elaboração de Planejamentos Diocesanos de Pastoral. Juntamente com Dom José Lázaro Neves foi um dos idealizadores do Hospital Regional de Assis e juntamente com Dom Maurício ajudou na instalação da Rádio Educativa Escuta FM da Diocese de Assis.

Tem vários artigos publicados em jornais da cidade e região de Assis e no ano de 2003 lançou o livro “A Caminho”.

Com sua renúncia no dia de 27 outubro de 2004 tornou-se Bispo Emérito de Assis.

Dom Antônio de Sousa Vigário Episcopal da Diocese de  Assis, com todos os direitos e deveres conforme o Código de Direito Canônico.

O  seu lema é :”Amou-os até o fim”.

Endereço para correspondência:  Basílica São Vicente de Paulo

Praça Dom José Maritano, s/n – Vila Xavier