Escuta FM

Notícia

15 Out, 2015

Dia do professor: oração e comunhão

Dia do Professor: Oração e Comunhão

 

 

Chegamos a um dia especial que comemora a existência de alguém que exerce especial influência na vida de todo ser humano, exceto daqueles que não tiveram acesso à educação: nossos queridos professores.

Apesar de tamanho esforço para se capacitarem, através dos estudos e a infinidade de cursos que precisam fazer, sim! professor também é aluno, esse profissional nem sempre é valorizado na medida em que precisaria ser.

Aqueles que se dedicam pelo mundo da educação quase nunca medem esforços a fim de serem criativos, dinâmicos, sociáveis, acolhedores, pacientes, características essas presentes na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nesse tempo de tribulação que passa nosso país em todas as instâncias, com dificuldades econômicas e sociais por onde se olha, é preciso ter ainda mais paciência e força de vontade para contornar os desafios que essa profissão-vocação contém. Estar por vezes longe da convivência familiar e social por conta dos inúmeros trabalhos e formações, abdicar de atividades de lazer e entretenimento, tudo isso faz parte da vida do professor, que colhe os frutos de tão ardoroso plantio no sorriso de uma criança que primeiro consegue unir as letras e formar sua primeira palavra, na satisfação de um jovem que consegue dirigir seu pensamento ao bom conhecimento ou no sucesso de um adulto que forma uma família e se realiza na profissão que escolheu com o auxílio de seu mestre.

Com certeza, todo ser humano carrega na memória uma lembrança boa de sua professora do primário, ou uma proteção afetuosa da professora que encerrou uma discussão defendendo seu aluno, ou aquela piada engraçada que o professor do ensino médio usava para ensinar uma fórmula de química. Tais lembranças fazem parte da formação do caráter individual e deveriam culminar com a formação das relações sociais mais humanizadas e plenas.

Estar em comunhão com a educação é dever de cada cristão que ama o mundo assim como Jesus amou. Querer o bem da humanidade requer comprometimento e investimento de tempo e atenção ao mundo da educação, do qual muitas crianças e jovens dependem para sair da linha da exclusão social e moral.

Que nesse tempo propício possamos juntos com Nossa Senhora, aquela que primeiro educou seu Filho Jesus, rezar e interceder por todos aqueles que envidam seus esforços e dedicam suas vidas para a melhoria da vida das pessoas através da educação.

Você já rezou pelos seus professores hoje?

Fica aqui o convite para essa comunhão espiritual: que em um instante do seu dia você possa elevar ao Senhor uma prece de gratidão e súplica por todos os professores que passaram e passarão por sua vida.

Que Deus os conserve em Sua benção e os ajude a construir um mundo cada vez melhor e mais humano.

 

Seminarista Jonathas A. Zakir Pereira

Pastoral da Educação – Diocese de Assis

15-10-2015

Dia do Professor

 

 

COMPARTILHAR