Escuta FM

Notícia

24 Jul, 2015

A organização bom samaritano

A ORGANIZAÇÃO BOM SAMARITANO

         A partir da desafiadora experiência de evangelizar no mundo dos cárceres o casal de agentes da Pastoral Carcerária da Diocese de São Carlos, Margarida e Cosmo, fundaram a ONG Bom Samaritano para atuar com os egressos do sistema penitenciário e seus familiares.

         Fundada há cerca de nove anos atrás a organização nasceu com o objetivo de apoiar aqueles que, depois de muito tempo reclusos, retornam à sociedade o que, por mais paradoxal que pareça, torna-se na maioria das vezes um desafio mais difícil do que quando estavam em privação de liberdade.

         Como o próprio nome indica, fazendo alusão à passagem bíblica, a organização existe para socorrer aqueles que desejam reconstruir a vida num contexto muitas vezes de preconceito e estigma que torna quase impossível o processo de ressocialização.

         Tecendo um trabalho em rede através de diversas parcerias com paróquias, poder público, poder judiciário e outras entidades a organização atua no sentido de acompanhar, orientar e encaminhar os egressos para obtenção de documentos, regularização judiciária, estudos e empregos ajudando-os, bem como a seus familiares, a se tornarem verdadeiros cidadãos.

         Foi esta bela experiência de amor ao próximo que, como tantas outras, nos descortina a esperança, que cerca de 50 agentes da pastoral carcerária vindos das dioceses que compõem o Sub-Regional de Botucatu tiveram a alegria de conhecer no encontro que aconteceu na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Marília.

         O testemunho de pessoas simples como o do casal Margarida e Cosmo, cujos sonhos de uma sociedade mais justa se desdobram em ações concretas, abre os horizontes e reaviva as energias e as motivações, sobretudo nos agentes desta pastoral tão exigente.

 

Pe. Orlando

Coordenador da Pastoral Carcerária do Sub-Regional

COMPARTILHAR