Vigilia eucaristica - ano dos consagrados
Revmos. Senhores Presbíteros, Diácono, Religioso (a)s , Seminaristas, povo de Deus!
Paz e Bem!
Conforme combinado em reunião com o clero, segue em anexo o roteiro da Vigília Eucarística pelas Vocações Religiosas, devido ao Ano da Vida Consagrada. A mesma deverá ser celebrada no dia 11 de fevereiro em todas as Paróquias e Comunidades da Diocese de Assis.
Equipe Diocesana de Liturgia
1º. Momento: Encontrando com meu Senhor
Animador: A eucaristia “é o ápice e a fonte de todo o culto e da vida crista”
“O mistério da Santíssima Eucaristia, instituído pelo sumo sacerdote Jesus Cristo e renovado permanentemente por sua vontade e pelos seus ministros, é como o sumo e o centro da sagrada liturgia” (Pio XII).
Vamos celebrar a hora Santa, por todos os consagrados (as) do mundo inteiro e de modo particular aqueles (as) que servem o Reino de Deus, aqui presente em nossa diocese de Assis.
Rogando pelos missionários (as) pelos vocacionados (as) e por aqueles que já professaram os sagrados votos.
Dirigente: Em nome do Pai, Filho...
Todos: Amém
Obs: Exposição do S.S. Sacramento.
Me chamastes para caminhar a vida contigo ,decidi para sempre seguir-te, não voltar atrás. Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma, é difícil agora viver sem lembrar-me de ti.
Te amarei Senhor , te amarei Senhor! Eu só encontro a paz e a alegria bem perto de ti! Te amarei Senhor, te amarei Senhor! Eu só encontro a paz e a alegria bem perto de ti.
(Silencio)
2º. Momento: Suplicando ao meu Senhor
Animador: É tal condição do religioso (a) que ele (a) não pode se bom ou mal só para si. Ao invés, o seu procedimento e maneira de viver, são para o povo de importância capital. Que grande e precioso dom é o religioso (a) verdadeiramente bom!
Dirigente: Cristo Jesus, viemos a ajoelhar-nos junto de Ti neste admirável Sacramento. Contigo queremos suplicar pelos religiosos (as) que se dedicam incansavelmente no serviço da evangelização aqui em nossa diocese, para que não desanimem, diante das dificuldades.
Todos: Senhor, a messe é grande e os operários são poucos, enviai, pois, operários para a messe.
Dirigente: Senhor, bem unidos, queremos, neste momento, falar de perto ao vosso coração. Queremos ter vossa vida em nós e caminhar no vosso caminho.
Todos: Queremos ver vossa presença, sempre continuada em nosso meio e na Igreja. Queremos estar sempre perto do vosso coração e na vossa amizade.
Dirigente: Por isso queremos insistir agora para que, pela vossa graça, muitos jovens, homens e mulheres sejam chamados a viver na doação a serviço dos irmãos (as).
Todos: Senhor, todo ser humano e, muito mais, todo batizado, é marcado pelo vosso amor em favor dos irmãos (as) e de vosso reino. Fazei que nossos jovens sigam generosamente teu chamado e abracem a vida consagrada.
Dirigente: Nós queremos te pedir, Senhor, de modo muito particular, pelos familiares, pois eles são sementeiros de onde surgem as vocações de especial consagração.
Todos: Senhor, fortificai e santificai as famílias no testemunho do evangelho , fazei que, cada vez mais seus membros entendam a grandeza da vida consagrada.
Dirigente: Rezemos, mais uma vez ao senhor da Messe.
Todos: Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, fazei renascer em nossos ouvidos, teu forte e suave convite: ”Vem e Segue-me”. Derrame sobre nós o teu Espírito, que ele nos dê sabedoria para ver o caminho, generosidade para seguir tua voz.
Dirigente: Jesus Eucarístico, nós te pedimos, repetindo tuas próprias palavras: “Pai Santifica-os”
Todos: Com Jesus, também pedimos “Pai Santifica os nossos Consagrados (as)”.
3º. Momento: Ouvindo ao meu Senhor.
O Senhor me chamou a trabalhar
A messe é grande a ceifar
A ceifar o Senhor me chamou
Senhor aqui estou
Vai trabalhar pelo mundo afora
Eu estarei até o fim contigo
Esta na hora,o Senhor me chamou
Senhor aqui estou.
Leitura do Evangelho: João 17,1-23
(Silencio)
Breve Partilha
Oração pelas vocações:
Todos: Cristo Jesus, Senhor da messe e da Igreja, muito obrigado pelos religiosos e religiosas que trabalham em nossa diocese, foi o Senhor que deu à igreja esses homens e mulheres como dom precioso no serviço ao Reino. Chame Senhor novos seguidores, como chamastes Pedro, Thiago, Madalena, as santas mulheres, chama-os do vosso povo, chama-os de nossa comunidade, chama-os de nossas famílias, de nossos parentes e vizinhos. E se for de te agrado, lembre-te também de nossa casa. Vem a nós, bate a nossa porta. Dá-nos a honra de tua visita, chama alguém de nossa família, chama algum filho (a) para a vida consagrada ou missionária. Chama-os, iremos ajudá-los, iremos apoiá-los. De-nos Senhor esta graça e alegria.
AMÉM.
Benção do S.S. Sacramento
Cântico - Tão Sublime
Como de costume
Obs: Após a benção rezar uma Ave-Maria, pedindo a proteção de Nossa Senhora a todos os consagrados (as).