Agosto mês de rezar pelas vocações
COLETA DIOCESANA PARA AS VOCAÇÕES
Reverendíssimo Pároco e vigário
Amado Povo Deus
Estamos iniciando o mês de agosto, mês dedicado á reflexão sobre o dom das vocações: Deus nos chama a experimentarmos sua vida nos diferentes estados de nossa existência humana.
Por diversos modos e deferentes vias seguimos cumprindo nossa missão de discípulos-missionários a serviço do Reino de Deus: como consagrados e consagradas, como pais e mães de família, como leigos e leigas engajados e como presbíteros do Sumo e Eterno sacerdote.
É nosso dever rendermos nossa ação de graças a Deus que continua apostando em nossa humanidade chamando-nos a viver a sua vida.
É neste mês de agosto que também elevamos a Deus nossas preces pedindo ao Senhor da messe e Pastor do rebanho que continue a enviar operários para a sua messe.
Como primeiros promotores vocacionais nossos esforços se intensificam no incentivo e no testemunho de oração e trabalho em prol das vocações.
É neste mês também que realizamos, como costume em nossa Diocese, a coleta vocacional, neste ano, marcada para o dia 11 de agosto. Cada comunidade recebe os envelopes para a realização da coleta vocacional e a orações vocacionais (CNBB) para que colaborem com o nosso trabalho de prover recursos financeiros para o seminário e a oração que suscita a bondade de Deus que move os corações humanos.
Motivemos nossas comunidades paroquiais para que rezem pelas vocações e, numa atitude de solidariedade e corresponsabilidade, contribuam para a formação do clero.
Sugerimos que neste mês vocacional cada comunidade promova encontros com a juventude, com os crismandos, terços, novenas e reflexões acerca da temática vocacional: como sentir-se vocacionados se não há quem os chame!
Em cada eucaristia celebrada sugere-se também que, em momento oportuno, se reze com a comunidade a jaculatória: “P.: Mandai, Senhor, operários para a Vossa messe. T.: A messe é grande e os trabalhadores são poucos”.
As Orações vocacionais poderão ser usadas ao longo de todo o mês e disponibilizadas para que cada fiel se comprometa a rezar cotidianamente para as vocações.
Todo o nosso esforço é válido e a recompensa vem de Deus!
Fraternalmente,
Pe. Carlos Augusto Martins Junior
Reitor do Seminário Diocesano São José
Coordenador SAV (Serviço de Animação Vocacional)