Semana nacional da família
SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA
Caros amigos de caminhada, paz e bem!
Estamos nos aproximando da Semana Nacional da Família e como não realizaremos em Assis a Caminhada das Famílias no dia 09 de agosto, propomos - enquanto Setor Família da Diocese - algumas sugestões práticas bem como a divulgação do material oficial da CNBB.
Um dos anexos é o roteiro de uma Adoração ao Santíssimo em família e pelas famílias, a ser realizada durante a Semana da Família. Lembramos que esta sugestão visa apenas enriquecer a programação das paróquias. O importante é motivar toda a comunidade a participar, inclusive através dos meios de comunicação.
Encaminhamos, ainda, algumas dicas partilhadas com todas as dioceses do sub-regional para vivermos a Semana Nacional da Família como uma Semana Diferente.
Mais uma vez contamos com o empenho e entusiasmo dos sacerdotes, religiosas e agentes de pastoral. É de cada um de nós que depende o êxito desta Semana.
Que a Sagrada Família nos ajude a planejarmos, realizarmos e vivermos uma fecunda Semana Nacional da Família .
Solicitamos que enviem uma cópia da programação paroquial da Semana Nacional da Família para o CEDIPAS - Setor Família.
Unidos na promoção da Família, estejamos em comunhão de orações.
Fraternalmente,
Setor Família - Diocese de Assis.
SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA – SEMANA DIFERENTE
Considerando que estamos nos aproximando da Semana Nacional da Família, de 10 a 16 de agosto, cujo tema: “A espiritualidade cristã na família: um casamento que dá certo.” A Coordenação do Setor Família faz uma proposta e um desafio às famílias para vivermos como família uma Semana diferente no nosso cotidiano, nas pequenas coisas, nos pequenos gestos, mas que nos ajude a despertar a prática da espiritualidade cristã na família. Que possamos viver uma espiritualidade encarnada na nossa vida do dia a dia e assim possamos resgatar o nosso jeito de ser família, conforme o projeto de Deus para nós.
Algumas dicas para bem vivermos estas semanas
I- Valorizar a prática espiritual no seio da família:
Montar um pequeno espaço permanente, onde nesta semana nacional da família, seja colocada a imagem da Sagrada Família e durante esta semana rezar, se possível o terço, oração tão poderosa, que une a família. Se não for possível, ler um trecho da Bíblia e rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e o Glória ao Pai, agradecendo as bênçãos e graças recebidas e pedindo a intercessão de Jesus, Maria e José.
E depois desta semana, procurem continuar esta prática, pois depois de experimentarem esta vivência, esta intimidade com Deus, em família e como família, não irão conseguir ficar sem esta prática cristã.
Participarem ao menos um dia desta semana, da Santa Missa, a família toda, se possível, além da missa dominical.
Oração do Casal: experimentem a riqueza e os frutos de orar juntos.
Bênção dos filhos: “Caiu da moda”, mas é sempre tempo de recomeçar. Que os pais não esperem pelos filhos. Abençoem-nos todos os dias e em todas as ocasiões. Mesmo a distancia.
II- Fortalecer os laços da conjugalidade, parentalidade e convivência sadia entre os membros da sua família. E se possível alargar os horizontes, para a sua família ampliada e também se abrindo a outras famílias.
Marido e mulher achem um tempo para uma conversa a dois: lembrar como esta história de sua família começou. As lutas, adversidades, sofrimentos, mas também os muitos momentos de alegria, de convivência feliz, o nascimento dos filhos. O quanto eles já cresceram. Enfim não faltará o que conversar... É só começar.
Desligar a TV por alguns momentos desta semana e aproveitar este tempo para uma conversa em família.
Desligar o computador, como gesto concreto de reunir a família e partilhar alegrias que tiveram como família, que cada membro se recorde e relate um momento alegre.
Jantar em família, podendo um dia esta refeição ser feita pelo pai com a ajuda dos filhos.
Visitar os parentes que há tempo não encontram, quem sabe até tios, avós.
Um passeio a pé, em família, à volta do quarteirão,
Lerem uma história aos mais novos, antes de eles irem para a cama.
Irem à locadora de vídeo alugar um bom filme, adequado às idades e interesses dos filhos (embora nem sempre seja fácil...) para ser visto e "conversado" em família, num bate-papo familiar.
Um dia de limpeza e arrumação da casa reunindo a família toda.
Um Almoço ou Lanche "pic-nic" fora de casa em passeio familiar, que até pode servir para descobrirem locais que vocês mesmo desconhecem, mas que são agradáveis.
Manhã desportiva em família no clube ou em outro espaço ao ar livre.
Juntar um grupo de amigos com filhos e organizar um passeio de famílias.
Convidar os avós para um lanche ou uma refeição em família.
No domingo um almoço com a grande família, pais, avós, quem sabe tios e primos.
III – Gestos Concretos:
Realizar uma ação solidária que beneficie uma família carente.
A dignidade e a responsabilidade da família cristã como "igreja doméstica" só podem ser vividas com a ajuda incessante de Deus, que não faltará, se implorada com humildade e confiança na oração. A família que descuida da dimensão espiritual de seus membros está mais exposta à degradação.
Que a Sagrada Família de Nazaré nos abençoe!
Jesus, Maria e José, nossa família vossa é e aumentai nossa fé!
Coordenação do Setor Família.
Semana Nacional da Família –2014
Adoração ao Santíssimo Sacramento, em família e pelas famílias.
D.Acolhida: Amadas famílias sejam bem vindas! Este é um momento especial! Estamos vivendo a Semana
Nacional da Família, cujo tema é “A espiritualidade cristã na família: um casamento que dá certo”. E para bem vivermos esta semana nos reunimos nesta noite, junto com Maria e S. José, para com eles e por eles, louvarmos o seu Filho Jesus, nosso Deus, Redentor e Salvador, que se fez um de nós e por sua presença, seu amor e sua graça santificou as famílias.
Como família paroquial, como família Diocesana, em comunhão com as demais paróquias da nossa Diocese e também de toda a Igreja; unidos na mesma fé e alegria, invoquemos a Santíssima Trindade, modelo mais perfeito da vida familiar, cantando: Em nome do Pai...
(Neste momento poderá ser exposto o Santíssimo Sacramento)
Canto: Glória a Jesus na Hóstia Santa...
D. Graças e louvores... (3x)
D- Convidados a vivermos a espiritualidade familiar, vejamos o que nos fala a respeito o Catecismo da Igreja Católica: “A família cristã é o primeiro lugar da educação para a oração. Fundada sobre o sacramento do matrimônio, ela é ‘A Igreja doméstica’, onde os filhos de Deus aprendem a orar ‘na Igreja’ e a perseverar na oração. Para as crianças, particularmente, a oração familiar cotidiana é a primeira testemunha da memória viva da Igreja reavivada pacientemente pelo Espírito Santo.” (CIC 2685). Em nossos dias crescem muito os problemas na família, na sociedade. São tantas as insatisfações e inseguranças pessoais e familiares! A causa principal é a ausência de Deus. Deus deve fazer parte do nosso dia a dia, ser íntimo da família e ter prioridade nos nossos afazeres. Mas na prática, isso não é tão fácil, pois parece que reservar um tempo para o Senhor, ao menos uma vez por semana, aos domingos, é quase impossível, para muitos. Deus precisa fazer parte da nossa família, da nossa casa. Para ter espaço em nossa casa, em nossa família, Deus precisa ter espaço na vida de cada um de nós. Diante do nosso Deus amado, Jesus Sacramentado, vamos renovar nosso desejo que Ele reine em nossa vida, em nossa família, em nossa casa, em nossa sociedade. Canto: Podes Reinar...
D- Senhor Jesus nossas famílias se reúnem neste lugar sagrado, espiritualmente, para rendermos a Vós, nosso Deus e Salvador, nosso louvor, adoração, súplica e ação de graças por todos os dons que Vosso amor nos presenteia! Mas antes de iniciarmos estes momentos de louvor e súplica, vamos nos unir a todos os membros de nossas famílias, aqueles que estão aqui presentes, mas também os que ficaram em casa; os que sofrem pela falta de saúde, pela falta de fé, pela falta de esperança e de paz. Num momento de silêncio, apresentemos todos eles a Jesus! (breve pausa).
D. Senhor Jesus, nosso Deus e Senhor neste momento de adoração queremos entregar-vos as nossas famílias e tudo o que é nosso, nossa casa e seus moradores, nossos bens, nosso trabalho, nossas lutas e dificuldades, nossas alegrias e esperanças! Tudo vos entregamos confiando em vosso amor e em vossa misericórdia. Senhor, com profunda fé nós vos adoramos e louvamos, bendizendo vosso amor e vossa misericórdia! Com fé queremos dizer cantado:
“Nossa família é para Ti Senhor (2x) Porque Tu nos deste a vida, porque Tu nos deste o existir, porque Tu nos destes o caminho, nos deste o Amor. (2x) Nossa casa é para Ti...
D- Senhor Jesus, nós nos reconhecemos pecadores e diante de Vós, Senhor, e imploramos vossa misericórdia e vosso perdão:
* Por todas as vezes que nós, pais e mães, nos entregamos às preocupações deste mundo, deixando cada vez menos espaço para Deus em nossa família, em nossa sociedade, nós vos rogamos:
* R- Senhor tende piedade de nós!
* Por todas as vezes que deixamos de ajudar nossa família a crescer na espiritualidade, nós vos rogamos:
* R- Senhor tende piedade de nós!
* Por todas às vezes, que como família, não testemunhamos a vivência cristã, nós vos rogamos:
* R- Senhor tende piedade de nós!
* Num momento de silêncio, façamos nosso pedido pessoal de perdão!
D. Senhor Jesus, bem sabeis o quanto nos sentimos fracos diante das tentações, dos atrativos e das dificuldades que procuram afastar nossas famílias da vossa Presença. Da vossa graça e do vosso amor!
Por isto nos destes uma Mãe, pelo que vos louvamos, vos agradecemos e suplicamos: ajudai-nos a sermos bons filhos e aprendermos desta Santa Mãe, a intimidade com Deus.
Casal 1: Mãe de Deus e nossa Mãe, que conheces as grandes aflições da humanidade sabes também os grandes perigos que sofrem as famílias. Toma sob teus cuidados as famílias que sofrem sob a influência de tantos perigos e dificuldades!
Ave-Maria...
Casal 2: Mãe de Nazaré, faz tua morada em nossas famílias! Torna-te uma presença sensível em nossas casas, assim como na Casa de Nazaré! Que a tua presença seja o ponto de união de nossas famílias!
Ave-Maria...
Casal 3: Mãe do Amor, que no amor a Cristo as famílias se tornem um reflexo da família de Nazaré, onde floresça o amor mútuo, reine um clima de compreensão, serenidade, amor, respeito e benevolência!
Ave-Maria...
Casal 4: Mãe de Bondade, ajuda-nos para que, apesar das características e diferenças que existem em nossas famílias, todos se aceitem, se ajudem e se amem verdadeiramente, procurando dar mais do que receber.
Ave-Maria...
Casal 5: Mãe da Piedade, que em nossas famílias haja sempre tempo e abertura para um diálogo respeitoso e que cada um se empenhe em perdoar e começar de novo.
Ave-Maria...
Casal 6: Santa Maria, seja a Mãe, Educadora e Rainha de nossas famílias! Pela força e graça redentora de Cristo edifica nelas a “nova família” de que a Igreja e o mundo tanto necessitam!
Ave-Maria...
Casal 7: Mãe de Ternura, transforma cada membro de nossa família, para que sejamos capazes de seguir-te, na atitude de plena abertura à graça e disponibilidade ao Pai!
Ave-Maria...
Casal 8: Mãe e Rainha da paz,cuida que nossas famílias se tornem lugar de paz e de vida cristã, sinais de tua presença e da presença de Cristo no mundo.
Ave-Maria...
Casal 9: Mãe da Vida, grava em nosso coração o mais profundo respeito pela vida, valor inviolável e faz de nós promotores e defensores da vida desde sua concepção até sua morte natural.
Ave-Maria...
Casal 10: Maria, Mãe e esposa, ajuda-nos a compreender e viver a espiritualidade cristã na família: um casamento que dá certo.
Ave-Maria...
D - Consagremos nossa família e nosso lar: Santíssima Trindade, Pai de Misericórdia, Jesus Cristo, nosso Salvador, Espírito Santo, santificador, nós vos agradecemos porque sois família,comunidade de vida e de amor. Nós vos louvamos pela Sagrada Família de Nazaré, pois por meio dela, o Filho de Deus entrou na história da humanidade, e hoje quer entrar de modo especial na história de nossa família e de nosso lar.
Casal: Cheios de gratidão e confiança filial, consagramos hoje nossos lares à Sagrada Família de Nazaré. Convidamos Jesus, Maria e José para morar em nossa casa e nos ensinarem a vivermos aquele modelo de fé e espiritualidade, que nos testemunharam em sua vida terrena. Como eles, queremos fazer a experiência em nosso lar, de quem confia na providência de Deus. Que seja um lugar onde Jesus Cristo permaneça. Uma pequena Igreja Santuário da vida e escola de cristãos, para a glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
D- Neste momento um pai representando todos os pais faz, diante de Jesus, sua oração...
(Pai) Senhor Jesus, como é bom estarmos aqui diante de vós! Vossa presença entre nós, no Santíssimo Sacramento, é fonte de paz, de alegria e de esperança. Nós vos agradecemos e vos louvamos Senhor, por nos ter confiado tão grandiosa missão, a paternidade. E junto de vós, Jesus, buscamos o conforto para os nossos corações, a fortaleza para as nossas lutas, a esperança para as nossas provações. Que saibamos oferecer aos nossos filhos momentos de diálogo, de escuta, de orientação e de oração. Que possamos encaminhá-los com bondade e firmeza, pelos caminhos da simplicidade, da salvação e da santidade. Mas buscamos muito mais ainda, buscamos a força que vem do vosso Santo Espírito para cumprirmos com amor e alegria, em nosso dia a dia, a vontade do Pai. Para que a exemplo de São José, possamos ser dedicados no amor e na fidelidade a Vós e a nossa família. Ajudai-nos, Senhor Jesus a ser pais que educam na fé e a edificarmos nossa família. Com fé, nós vos pedimos que rezeis conosco ao Pai:
Pai Nosso que estais no céu...
D- Agora uma mãe fará, em nome das mães, sua oração:
(Mãe) Senhor Jesus, Filho de Deus e Filho de Maria, em união com tua Santíssima Mãe, coloco-me em vossa presença, como mãe e por todas as mães. Por Nossa Senhora, modelo perfeito de esposa e mãe, venho a vós para louvar e bendizer vosso Santo Nome, pelo dom de ser mãe. Obrigada Jesus, pela maternidade, fonte de vida no seio da família. Obrigada Jesus por tão sublime missão. Amado Jesus, que o coração de cada mãe seja terra boa e produza bons frutos em sua família. Dai-nos Senhor, segundo a Vossa Bondade as virtudes mais necessárias para o exercício da maternidade, a sabedoria, mansidão, perseverança, coragem, fé e compromisso para que possamos encaminhar o fruto do nosso ventre pelos Vossos Caminhos. Que nossa presença em casa e na nossa família, crie a exemplo de Maria, um ambiente familiar cristão, acolhedor, bondoso e de respeito à vida. Que o vosso Santo Espírito não cesse de soprar no coração de cada mãe o compromisso de apresentar o Evangelho vivo para seus filhos e para a sociedade. Amém.
Canto: Maria de Nazaré
D- Um filho/a fará esta oração, em nome dos filhos...
(Filho/a) Senhor Jesus nós vos agradecemos e vos louvamos pelo pai e pela mãe que nos destes e pela graça de termos nascido numa família cristã. Ensinai-nos Deus Pai a sermos filhos, segundo o coração do Vosso Filho Jesus, que nasceu e cresceu no seio de uma família. E que com a vossa graça nós possamos oferecer a eles o melhor de nós, carinho, respeito, obediência, cooperação, para que permaneça em nosso lar o clima de paz e amor. Que eles nos eduquem na fé, nos ensinem e sejam para nós exemplos, para que possamos aprender a viver segundo a Vossa lei e a Vossa Palavra. Derramai Senhor, sobre nossos pais e nossas mães as bênçãos de uma vida longa e concedei-lhes a graça mais importante de viverem sempre na Vossa amizade. Santa Mãe de Deus, alcançai de Jesus, Vosso Filho, o que nós filhos, com fé suplicamos. Amém.
Salve Rainha...
D. Senhor Jesus, sabemos da grande necessidade que nossa Igreja tem de sacerdotes, religiosos e pessoas consagradas ao vosso Reino! Sabemos também que todas as vocações nascem da família! Por isso, com muita confiança, queremos rezar pelas vocações, colocando as nossas famílias ao vosso dispor, para que desperteis nelas muitas e santas vocações. Rezamos pedindo a intercessão da Sagrada Família.
Ave-Maria...
D- Unidos ao coração do Papa Francisco e de todos os nossos pastores, diante dos “desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização”, tema da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, a se realizar, no Vaticano, de 5 a 12 de outubro deste ano, peçamos ao Espírito Santo, que os ilumine, na busca de soluções pastorais para que a família possa com a Igreja e como Igreja doméstica, cumprir sua missão de família cristã, no mundo de hoje. Rezemos: Vinde Espírito Santo, enchei o coração dos vossos fiéis...
D- Estamos terminando o nosso momento de louvor de adoração ao Senhor! No entanto, nosso amor e a esperança da presença de Jesus e Maria em nossa vida, em nossa família, em nossas lutas e esperanças não pode terminar! Queremos sair daqui com um propósito firme de ajudar a melhorar algo em nossa família: um sorriso amigo, a compreensão sincera, o perdão a alguém que nos ofendeu, a paciência num momento difícil...! Queremos sair daqui com o propósito de formarmos em nosso lar uma nova família, o reflexo da família de Nazaré!
Vamos, fazer um momento de silêncio e pensar em algo bem concreto para que,em nossa casa, o amor, a paz, a alegria e a união se tornem presentes! Fale com Jesus,de coração a coração e apresente a ele seu propósito...... (Breve silêncio).
D- Amado Jesus,nós vos louvamos e agradecemos por este tempo que em família e pelas famílias passamos na vossa presença.Nós vos bendizemos pela missão que confiastes a nossa e a todas as famílias de serem missionárias e evangelizadoras, pelo testemunho de vida, por meio da prática do amor, da ternura, do perdão, da solidariedade, do acolhimento, da alegria, da esperança e da fé, que se irradiam de nossos lares, que se esforçam para serem cristãos. Fazei que nossas casas se convertam de fato em pequenas igrejas, onde se ama, se reza, se vive a caridade, se acolhe o próximo como santuário da paz dos filhos de Deus. Guiai nossos passos! Queremos ser cidadãos responsáveis e cristãos firmes na fé. E proclamamos com o Senhor e como o Senhor: “ A minha casa é casa de oração.”Amém!
Canto: Oração da Família
Que nenhuma família comece em qualquer de repente,
Que nenhuma família termine por falta de amor.
Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente,
E que nada no mundo separe um casal sonhador.
Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte,
Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois.
Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte,
Que eles vivam do ontem, no hoje, em função do depois!
Que a família comece e termine sabendo onde vai!
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai!
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor.
E que os filhos conheçam a força que brota do amor!
Abençoa Senhor as famílias, amém!
Abençoa Senhor, a minha também! (bis)
Que marido e mulher tenham força de amar sem medida,
Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão.
Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida,
Que a família celebre a partilha do abraço e do pão.
Que marido e mulher não se traiam nem traiam seus filhos,
Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois.
Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho,
Seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois!
Encerramento....Benção do Santíssimo (Coordenação do Setor Família)
ASSESSOR: PE. MAURÍLIO ALVES RODRIGUES
Abaixo publicamos roteiros de celebração produzidos a partir do documento "A hora da Família" para a Semana da Família em Cândido Mota. Foi produzido roteiro de celebração: Missa de Abertura e de Encerramento, Via-Sacra das famílias, e roteiro para as missas durante a semana. As paróquias, se quiserem poderão usa-los à vontade.
Frei Alonso e Pastoral Familiar de Cândido Mota.
MISSA DA ABERTURA DA SEMANA
TEMA - A ESPIRITUALIDADE CRISTÃ NA FAMILIA: UM CASAMENTO QUE DÁ CERTO
SUGESTÃO: Preparar para entrar com o casal que uma imagem da Sagrada Família que devera ser colocada no altar em cima de uma credencia ou mezinha. Três casais para a procissão do ofertório.
COMENTÁRIO INICIAL
Comentarista: Na celebração de hoje, irmãos e irmãs temos a alegria de celebrarmos o dia dos pais. Estamos dentro do mês vocacional e não podemos esquecer também que começa em todo o Brasil a Semana da Família. Na Família podemos contemplar a vocação dos pai e filhos convocados por Deus para uma vida mais santa e uma vivência onde os valores do evangelho e os ensinamentos sobre Jesus Cristo seja uma constante na vida de cada família. O tema da Semana da Família de 2014 ´: “A ESPIRITUALIDADE CRISTÃ NA FAMÍLIA: UM CASAMENTO QUE DÁ CERTO” Com a Semana da Família que se inicia hoje na nossa paróquia queremos dar continuidade aos nossos propósitos de colocar a família no seu devido lugar, ou seja, num lugar privilegiado para a felicidade de todos. Vamos receber o Celebrante, seus auxiliares e um casal com filhos representando todas as famílias aqui presentes.
ACOLHIDA POR PARTE DO CELEBRANTE -> Jesus, Maria e José, a Vós, Sagrada Família de Nazaré, hoje dirigimos o nosso olhar com admiração e confiança, por isso pedimos nessa missa a sua benção para nossas famílias, iniciando esta celebração , em nome do Pai, e do Filho....
ATO PENITENCIAL (Será cantado)
GLORIA-> Cantado
ORAÇÃO DO DIA
LITURGIA DA PALAVRA (FOLHETO DE MISSA)
LADAINHA DA FAMILIA (Após a Profissão de Fé, substituindo as preces)
Presidente: ( Neste momento, em substituição das preces iremos rezar a ladainha da família em forma de preces que se encontra na costa da lembrancinha que todos receberam no inicio da missa)
Leitor (a): Sagrada Família, a quem é consagrada a nossa família,
Todos: abençoai-nos.
Sagrada Família, nosso modelo de família, abençoai-nos.
Sagrada Família, predileta do pai celestial, abençoai-nos.
Sagrada Família, conduzida pelo Espírito Santo, abençoai-nos
Sagrada Família, santificada pelo Filho de Deus, abençoai-nos.
Sagrada Família, terror do inferno, abençoai-nos.
Sagrada Família, asilo de todas as virtudes, abençoai-nos
Sagrada Família, Santuário da Divina Trindade, abençoai-nos.
Sagrada Família, precioso Tabernáculo de Deus vivo, abençoai-nos.
Sagrada Família, escondida e ignorada sobre a terra, abençoai-nos.
Sagrada Família, pobre e laboriosa, abençoai-nos
Sagrada Família, modelo de paciência e resignação, abençoai-nos.
Sagrada Família, alegria nas tribulações, abençoai-nos.