Escuta FM

Notícia

21 Mai, 2014

Pe. david josé martins é nomeado chanceler da diocese de assis

 

 A Diocese de Assis agradece ao Pe. José Joaquim Damásio Netto, Pároco da Paróquia Santa Cecília, pelos serviços prestados a Curia Diocesana e acolhe o Pe. David José, rogando a Deus que abençoe os seus trabalhos.

 

O que é um Chanceler?

Segundo o Código de Direito Canônico, o Chanceler é um cargo necessário à administração da Diocese, cuja função está prevista no Cânone 482, que tem o seguinte teor:

Cân. 482 § 1. Em toda a cúria constitua-se um chanceler, cujo ofício principal, salvo determinação diversa do direito particular, é cuidar que os atos da cúria sejam redigidos e despachados, bem como sejam guardados no arquivo da cúria.

Os atos da cúria destinados a ter efeito jurídico, devem ser assinados pelo Ordinário (Bispo) do qual emanam, e isso para a validade, e ao mesmo tempo pelo chanceler. A maior

parte dos documentos oficiais com os quais trabalha é constituído de provisões,decretos, portarias, atas, processos de ordenações, etc...

 

 

 

“CURRICULUM VITAE”

PE. DAVID JOSÉ MARTINS

 

DADOS PESSOAIS

Nasceu aos 05 de janeiro de 1967, na Maternidade Nossa Senhora das Vitórias, na cidade de Assis/SP.

Filho Legítimo e único do Sr. Francisco Martins Aluzen (in memorian) e da Sra. Jandyra Volfe Martins (in memorian).

 

Avós Paternos: Sr. João Martins Aluzen e Sra. Adelina Aluzen (ambos, in memoriam)

Avós Maternos: Sr. João Wolff Sobrinho e Sra. Cecília Maria das Dores (ambos, in memoriam)

 

SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ

Foi batizado aos 19 de fevereiro de 1967, na Catedral Sagrado Coração de Jesus, em Assis, sendo padrinhos o Sr. Antônio Mármare Molitor (in memorian) e a Sra. Mercedes Wolff Zimermann (in memorian). O ministro do Batismo foi o Revmo. Sr. Padre Arthur Bernardi.

Recebeu a Primeira Comunhão em 27 de fevereiro de 1977, das mãos do Revmo. Sr. Padre Afonso Maurílio Marques, na Capela São Francisco de Assis, Vila Glória – comunidade pertencente a Catedral de Assis.

Foi crismado no dia 28 de novembro de 1982 - imposição das mãos e unção com o Óleo Santo, na Catedral de Assis, pelo Excelentíssimo Reverendíssimo Sr. Bispo Dom Antônio de Sousa, CSS, Bispo Diocesano de Assis.

 

LOCAIS DE ESTUDO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO e TRABALHO

No ano de 1972, aos cinco anos de idade, fez o antigo curso Pré-Primário, na “Escola Francisca Ribeiro de Melo”, na Vila Glória, na cidade de Assis.

De 1974 a 1981, cursou o Ensino Fundamental, de 1ª a 8ª série, na “Escola Estadual Carlos Alberto de Oliveira”, região central – na esquina do Bispado, na cidade de Assis.

De 1982 a 1984, cursou o Ensino Médio, o antigo Colegial – 1º a 3º colegial, no “Instituto de Educação Dr. Clybas Pinto Ferraz”, Vila Santa Cecília, em Assis.

No período de 1985 a 1988, trabalhou como Auxiliar de Escritório em uma oficina de refrigeração do seu tio e padrinho de batismo, na cidade de Assis.

De 1987 a metade de 1988, na Universidade de Marília / SP – UNIMAR, cursou Administração de Empresas. Obs: Deixou tal curso para ingressar no Seminário no segundo semestre de 1988.

 

ATIVIDADES PASTORAIS NA COMUNIDADE DE ORIGEM

Desde os cinco anos de idade teve frequência na vida comunitária, ajudando nas orações dos setores. Criou-se neste ambiente eclesial, com forte influência da sua avó materna e de seus pais.

Colaborou em diversas pastorais, tanto na Capela São Francisco de Assis – Vila Glória, como na Catedral de Assis.

Atuou na pastoral do batismo, da catequese, do dízimo, liturgia, equipe de festas, canto, coordenação de setores e outras.

Com um grupo de amigos e irmãos na fé cristã, estruturou o grupo de oração – RCC, na cidade de Assis, tendo sua sede na própria Catedral, com a aprovação do bispo diocesano.

 

INGRESSO NO SEMINÁRIO DIOCESANO SÃO JOSÉ

No dia 09 de julho de 1988, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, após uma palestra vocacional e experiência do Senhor Jesus, decidiu deixar os estudos na UNIMAR, em Marília – faculdade, para ingressar no Seminário e ser PADRE.

Depois de um discernimento e diálogo com irmãos da comunidade e também com o Padre Cristovão Arnoud – Espiritano, Vigário Geral da Diocese de Assis, resolveu pedir ao Bispo Dom Antônio de Sousa, CSS, seu ingresso no Seminário Menor Diocesano São José, na cidade de Assis. Foi acolhido com alegria e seu ingresso aconteceu em meados de agosto de 1988.

Conviveu por quatro meses com os seminaristas e o padre reitor, o Revmo.Sr. Pe. Maurílio Alves Rodrigues ( dois meses de convivência – deixou a reitoria para fazer uma experiência missionária em Lupiano - Itália ) e depois assumiu interinamente o Revmo. Sr. Pe Antônio Carlos Golfeti ( por mais dois meses até o final do ano de 1988 ). Teve sua aprovação para os estudos superiores.

 

INGRESSO NO SEMINÁRIO DE FILOSOFIA E TEOLOGIA – MARÍLIA / SP

De fevereiro de 1989 a dezembro de 1991, cursou Filosofia no Seminário Provincial “Sagrado Coração de Jesus”. O Reitor foi o Revmo Sr. Pe. Eugêne Adrian Lambert Rixen, mais tarde Bispo Auxliar de Assis (1996 a 1999), hoje Bispo de Goiás Velho – GO. O Diretor Espiritual foi o Revmo. Sr. Pe. Maurício Grotto de Camargo, mais tarde Bispo de Assis (2000 a 2004 – Coadjutor e 2004 a 2008 – Diocesano) e hoje, Arcebispo de Botucatu / SP. O Diretor de Estudos foi o Ilustríssimo Irmão Domingos – Marianista, de Marília / SP.

De fevereiro de 1992 a 1995, cursou Teologia no Instituto Teológico “Rainha dos Apostólos”- ITRA, em Marília/ SP. O Reitor foi o Revmo. Sr. Pe. Eugêne Adrian Lambert Rixen, mais tarde Bispo Auxliar de Assis (1996 a 1999), hoje Bispo de Goiás Velho – GO. O Diretor Espiritual foi o Revmo. Sr. Pe. Carlo Bozza – Jesus Sacerdote. O Diretor de Estudos foi o Revmo. Sr. Pe. Hugo D’Ans – Diocese de Lins / SP.

 

LOCAIS DE ESTÁGIO PASTORAL DURANTE A FORMAÇÃO PRESBITERAL

De 1990 a 1991, fez seu primeiro estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Paz, no município de Paraguaçu Paulista. O pároco era o Revmo. Sr. Pe. Antônio Carlos Golfeti, diocesano de Assis.

Em 1992, fez estágio pastoral na Paróquia Santa Cecília, na cidade de Assis / SP. O pároco era o Revmo. Sr. Pe. Maurílio Alves Rodrigues, diocesano de Assis.

Em 1993, no 2º ano de Teologia, voltou, por ordem do Bispo Diocesano, à Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Paraguaçu Paulista. Neste ano, vários padres, por motivos pastorais, atenderam a comunidade paroquial e foi dado ao seminarista David José Martins, o Ministério do Batismo e também o de Testemunha Qualificada do Sacramento do Matrimônio.

Em 1994, fez estágio pastoral na Paróquia São João Batista, em João Ramalho. O Administrador Paroquial era o Revmo. Sr. Pe. Oldeir José Galdino.

Em 16 de dezembro de 1994, foi ordenado diácono e teve seu Uso de Ordem Diaconal na Paróquia São Sebastião, em Palmital, cujo pároco era o Revmo. Sr. Pe. João de Barros Reis, CM.

Exerceu este Ministério até novembro de 1995, quando foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Vila Prudenciana, em Assis /SP.

 

DATA DOS MINISTÉRIOS, DAS ORDENAÇÕES DIACONAL E PRESBITERAL

Em 07 de novembro de 1992, na Catedral de Assis, recebeu, com mais outros quatro seminaristas, das mãos do Monsenhor José Carlos D’Angelo, Vigário Geral da Diocese de Assis, os Ministérios de Leitor e Acólito.

Em 16 de dezembro de 1994, sexta-feira, tempo do Advento, 19h30, na Catedral de Assis, recebeu, com mais outros quatro seminaristas, por imposição das mãos e oração consecratória, através do Excelentíssimo Reverendíssimo Sr. Dom Antônio de Sousa, CSS – Bispo Diocesano, a Sagrada Ordem do Diaconato.

Em 12 de abril de 1996, sexta-feira da Oitava da Páscoa, 19h30, na Catedral de Assis, recebeu, com mais um outro Diácono, David Antônio da Silva, por imposição das mãos e oração consecratória, através do Excelentíssimo Reverendíssimo Senhor Dom Antônio de Sousa, CSS – Bispo Diocesano, a Sagrada Ordem do Presbiterato. Participou desta ordenação também o Exmo. Revmo. Sr. Dom Eugêne Adrian Lambert Rixen, D.D. Bispo Auxiliar de Assis.

 

OFÍCIOS CANÔNICOS RECEBIDOS APÓS AS SAGRADAS ORDENS

De dezembro de 1994 a dezembro de 1996, ainda Diácono, Coordenador da Região Pastoral Centro, hoje Região I.

Dezembro de 1995 até abril de 1996, Uso de Ordem Diaconal na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Vila Prudenciana, cidade de Assis/ SP. O pároco era o Revmo. Sr. Monsenhor José Carlos D’Angelo e também Vigário Geral – in memorian.

De 22 de abril de 1996 a dezembro de 1999, ofício de Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Vila Prudenciana, cidade de Assis/ SP.

De 01 de janeiro de 2000 a 08 de janeiro de 2005, ofício de Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Vila Prudenciana, cidade de Assis / SP.

De 01 de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2006, ofício de Reitor do Seminário Menor Diocesano São José, na cidade de Assis / SP.

De 09 de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2006, ofício de Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no município de Oscar Bressane / SP.

De 01 de janeiro de 2007 a 31 de dezembro de 2008, ofício de Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no município de Oscar Bressane / SP. O Diácono Héliton Luís Ferreira foi enviado para exercer seu diaconato nesta comunidade e depois o seu presbiterato, juntamente com o Revmo. Sr. Pe. David José Martins.

De 01 de janeiro de 2007 a 31 de dezembro de 2008, ofício de Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança, no município de Lutécia / SP. O Diácono Héliton Luís Ferreira foi enviado para exercer seu diaconato nesta comunidade e depois o seu presbiterato, juntamente com o Revmo. Sr. Pe. David José Martins.

De 03 de janeiro de 2009 até o dia 18 de setembro de 2010, Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Catedral de Assis / SP.

De 19 de setembro de 2010 até o dia 08 de março de 2011, auxiliou o Revmo. Sr. Pároco Padre José Joaquim Damásio Neto, na Paróquia Santa Cecília, na cidade de Assis.

Observa-se que esta mudança foi necessária para que o Pe David José Martins exercesse com mais ênfase o seu ofício canônico de Vigário Geral, junto à Sua Excelência Reverendíssima Dom José Benedito Simão, atual Bispo de Assis / SP.

No dia 09 de março de 2011 – Quarta-feira de Cinzas, iniciou seu trabalho pastoral, auxiliando o Revmo. Sr. Pároco Padre Bruno Brugnolaro – PIME, na Paróquia Basílica São Vicente de Paulo, Vila Xavier, na cidade de Assis, até o dia 27 de abril do mesmo ano, quando o citado pároco, deixará a Basílica para partir em missão na Diocese de Jardim – MS.

Dia 01 de maio de 2011, 19h, Domingo da Divina Misericórdia, Beatificação do Servo de Deus João Paulo II, Dia de São José Operário, início do Mês Mariano, dia Mundial do Trabalhado, assume o ofício de PÁROCO da Paróquia Basílica São Vicente de Paulo, na Vila Xavier, na cidade de Assis / SP, conforme prescreve os Ritos Canônicos e Litúrgicos. A Celebração Eucarística foi presidida por Sua Excelência Reverendíssima Sr. Dom José Benedito Simão, D.D. Bispo de Assis / SP. Lembra-se que neste dia, Padre David José Martins, comemora também seu 1º ano de Vigário Geral nesta Diocese, nomeado por Sua Excelência Reverendíssima Sr. Dom José Benedito Simão, D.D. Bispo de Assis. Pela segunda vez foi nomeado para este ofício. Antes, foi Vigário Geral de Sua Excelência Reverendíssima Sr. Dom Maurício Grotto de Camargo, hoje, D.D. Arcebispo de Botucatu, Sede de nossa Província Eclesiástica. Foi lhe dado um Vigário Paroquial para auxiliar em seus trabalhos paroquiais; trata-se do Revmo. Sr. Pe Sérgio Henrique da Silva, membro do Clero desta Diocese.

Exerceu este ofício de pároco até o dia 30 de setembro de 2012, quando, por motivos pessoais e familiares, fez seu pedido de renúncia.

Em 07 de outubro de 2012, iniciou, com Provisão Canônica de VIGÁRIO PAROQUIAL da Paróquia Santa Cecília, em Assis, seus trabalhos pastorais e de evangelização, atendendo especificamente as Capelas São Judas Tadeu (Vila Progresso), São João Batista (Jardim Paraná), e Capelas Rurais: Sagrada Família (Água do Cervinho), Cristo Rei (Água do Pinheiro) e Pedreira.

 

OFÍCIOS NA CÚRIA DIOCESANA

Em janeiro de 2000 foi nomeado pelo Bispo Diocesano Dom Antônio de Sousa – CSS, CHANCELER da Cúria Diocesana. Ofício exercido até o dia 27 de outubro de 2004, quando da aceitação, por parte do Santo Padre, João Paulo II, da renúncia, por idade, do bispo diocesano.

Renomeado no dia 31 de outubro de 2004 pelo novo bispo, Dom Maurício Grotto de Camargo, quando assumiu o governo da Diocese, como Bispo Diocesano. Exerceu este ofício até o dia 17 de fevereiro de 2009.

No dia 04 de dezembro de 2007, durante a Assembléia Geral do Clero, foi nomeado pelo Bispo Diocesano Dom Maurício Grotto de Camargo, Vigário Geral da Diocese, com todos os direitos e deveres elencados no Código de Direito Canônico. Exerceu este ofício até o dia 15 de fevereiro de 2009, quando da posse de Dom Maurício para o Arcebispado de Botucatu / SP.

Neste período – 04 de dezembro de 2007 a 17 de fevereiro de 2009, acumulou os ofícios de Vigário Geral e Chanceler. Para tanto, foi-lhe concedido um Vice-Chanceler.

Em 17 de fevereiro de 2009, com a Sede Vacante, foi eleito pelo Colégio de Consultores da Diocese, ADMINISTRADOR DIOCESANO. Exerceu este ofício até a data de 23 de agosto do mesmo ano, quando foi tomou posse o 5º bispo diocesano, Dom José Benedito Simão. Participou da 47ª Assembléia Nacional da CNBB, em Itaici, bairro do município de Indaiatuba / SP, no período de 21 de abril a 01 de maio de 2009, cujo assunto principal foi a “Formação dos Novos Presbíteros para a Igreja”. Também participou da 72ª Assembléia do Regional Sul 1 da CNBB, no período de 02 a 04 de junho de 2009, em Itaici, bairro do município de Indaiatuba S/P.

De 17 de fevereiro de 2009 a 23 de agosto de 2009, foi também Presidente Nato, conforme estatuto, da Associação Santa Casa de Misericórdia de Assis. Exerceu este ofício até a posse do novo Bispo, Sua Excelência Reverendíssima Dom José Benedito Simão.

Em 04 de novembro de 2009, foi nomeado VIGÁRIO GERAL “PRO TEMPORE” da Diocese de Assis, enquanto sua Excelência Revma. Dom José Benedito Simão realizou a visita “Ad Limina Apostolorum”, de 05 a 26 de novembro de 2009.

No dia 01 de maio de 2010, Festa de São José Operário foi nomeado por Sua Excelência Revma. Dom José Benedito Simão, D.D. Bispo Diocesano de Assis, VIGÁRIO GERAL da Diocese, com todos os direitos e deveres conforme o Código de Direito Canônico.

No dia 08 de novembro de 2011, Pe David José Martins, juntamente com Pe José David Espessotti e uma Comissão de Leigos foi nomeado POSTULADOR para a Causa de Beatificação de Monsenhor Davi Corso, falecido em 1949, em Assis.

No dia 23 de fevereiro de 2012, Padre David José Martins, foi nomeado por Sua Excia. Revma. Dom José Benedito Simão, D.D. Bispo Diocesano de Assis, MODERADOR da Cúria Diocesana de Assis, com todos os direitos e deveres elencados para este ofício canônico.

No dia 21 de Maio de 2014, Padre David José Martins, foi nomeado por Sua Excia. Revma. Dom José Benedito Simão, D.D. Bispo Diocesano de Assis, CHANCELER da Cúria Diocesana de Assis, com todos os direitos e deveres elencados para este ofício canônico.

No dia 21 de Maio de 2014, Padre David José Martins, foi nomeado por sua Excia. Revma. Dom José Benedito Simão, D.D Bispo Diocesano de Assis, MEMBRO DO CAD (Conselho Administrativo Diocesano)- Diocese de Assis, com todos os direitos e deveres elencados para este ofício canônico.

 

PARTICIPAÇÃO EM CONSELHOS E OUTRAS ATIVIDADES NA DIOCESE

De dezembro de 1994 a dezembro de 1996, ainda Diácono, no ofício de Coordenador da Região Pastoral Centro, participou do Colegiado de Pastoral da Diocese e também da Ampliada de Pastoral.

De fevereiro de 2000 a dezembro de 2004, participou do Conselho Diocesano de Presbíteros e também do Colégio dos Consultores, como membro escolhido do Bispo Diocesano, conforme o Estatuto deste Conselho.

De janeiro de 2005 a dezembro de 2006, participou do Conselho Diocesano de Presbíteros e também do Colégio dos Consultores, como membro nato – Reitor do Seminário, conforme o Estatuto deste Conselho.

Em janeiro de 2008 retornou ao Conselho de Presbíteros e ao Colégio dos Consultores como membro nato, com o ofício de Vigário Geral da Diocese de Assis / SP.

No período de janeiro de 2005 a dezembro de 2006, participou da Equipe de Formadores dos Novos Presbíteros e também do Conselho de Ordens e Ministérios dos futuros presbíteros.

De 2005 a 2006, Coordenador Diocesano do Serviço de Animação Vocacional – SAV e Pastoral Vocacional.

Do mês de junho de 2007 até o final de 2009, colaborou na Rádio Educativa Escuta FM, com sede na cidade de Tarumã – ligada à Diocese de Assis.

Como Vigário Geral, além dos ofícios que lhe são próprios, também acompanhou os Novos Presbíteros da Diocese; Membro da Diretoria do Centro Diocesano de Pastoral; Presidência do Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS); Coordenador da Cúria Diocesana.

Também como Vigário Geral visitou várias paróquias levando um enorme questionário denominado “Levantamento da Vida Paroquial” para uma busca de informações paroquiais para um plano de organização da Cúria Diocesana, inclusive a informatização da Diocese.

Esteve também por duas vezes no ano de 2009, num período de uma semana cada vez, na Cúria Metropolitana de Curitiba / PR para conhecer o funcionamento e administração diocesana, a pedido do Exmo. Revmo. Sr. Dom Maurício Grotto de Camargo, Bispo Diocesano de Assis.

No dia 09 de dezembro de 2008, foi eleito Presidente do Conselho de Curadores da Fundação São Francisco de Assis – entidade ligada a Diocese de Assis. No dia 14 de outubro de 2009, renuncia a presidência deste Conselho e também deixa de ser membro deste mesmo Conselho. O motivo alegado era que esta presidência foi assumida num período de vacância na Diocese e agora já se tem o novo Bispo.

De agosto de 2001 a dezembro de 2003, assessorou a Pastoral da Comunicação – PASCOM, na Diocese.

Em 25 de setembro de 2009, durante a Assembléia Geral do Clero, na presença do novo bispo, Dom José Benedito Simão, foi eleito membro do Conselho de Presbíteros, na função de representante da Região Pastoral I.

Em maio de 2010, sendo Vigário Geral, foi nomeado também Membro do Colégio dos Consultores da Diocese de Assis.

Em 15 de novembro de 2012, apresentou ao Sr. Bispo, Dom Simão, por motivos pessoais e familiares, seu pedido de renúncia aos altos ofícios da Cúria, a saber: Vigário Geral e de todos os Conselhos pertinentes a este ofício; Moderador da Cúria Diocesana e Postulador da Causa de Beatificação de Monsenhor Davi Corso.

No dia 21 de janeiro de 2013, Sua Excia. Revma. Dom José Benedito Simão aceitou seu pedido de renúncia dos ofícios acima citados.

No dia 21 de Maio de 2014, Padre David José Martins, foi nomeado por Sua Excia. Revma. Dom José Benedito Simão, D.D. Bispo Diocesano de Assis, CHANCELER da Cúria Diocesana de Assis, com todos os direitos e deveres elencados para este ofício canônico.

No dia 21 de Maio de 2014, Padre David José Martins, foi nomeado por sua Excia. Revma. Dom José Benedito Simão, D.D Bispo Diocesano de Assis, MEMBRO DO CAD (Conselho Administrativo Diocesano)- Diocese de Assis, com todos os direitos e deveres elencados para este ofício canônico.

 

TÍTULOS HONORÍFICOS

Título Honorífico de Cidadão Benemérito de Assis, outorgado no dia 11 de dezembro de 2003 e entregue, em Sessão Solene, na Câmara Municipal de Assis, no dia 24 de fevereiro de 2005.

Título Honorífico de Cidadão Bressanense – Oscar Bressane / SP, outorgado no dia 07 de março de 2006 e entregue, em Sessão Solene, no Centro Comunitário daquele município, no dia 25 de abril de 2006.

 

 

 

         

COMPARTILHAR