28 Abr, 2014

Elisângela - leiga consagrada

No dia 26 de Abril (Sábado), na capela São Francisco de Assis - Paróquia São Sebastião - Palmital/SP, aconteceu a Consagração da Leiga Elisângela de Góis. Dom Simão presidiu a Santa Missa. Concelebraram os Padres Antonio (Pároco), Bastos (Vigário), Leandro (Administrador Paroquial Paróquia Santo Antonio), Seminaristas (Gustavo e José David).

Consagração Leiga

Consagração Leiga são Homens e mulheres, casados ou solteiros, vivendo nas suas famílias e nas realidades dos seus trabalhos, e buscam assumir uma identidade maior com Deus, para serem livres na generosidade da liberdade do amor. Os Leigos Consagrados enriquecem nossa Família, através da vida mais consciente da presença de Deus e assumindo no seu trabalho no mundo e nas nossas realidades.

Ser CONSAGRADO é testemunhar, de forma vivencial, à luz do Evangelho, a pertença a DEUS, através da pessoa de JESUS CRISTO.

Na consagração secular há uma transformação de estado de vida, de estilo de vida. O leigo consagrado e o consagrado secular não se separam do mundo, isto é comum para os dois, mas enquanto um pertence ao estado da vida consagrada o outro não.

Pode haver uma incompreensão no sentido de mostrar só dois tipos de cidadãos na Igreja: os ordenados, ou clérigos e os que não são. Entendendo assim poderíamos chamar genericamente de leigos a todos os que não são clérigos. Aí se poderia dizer que as irmãs, as freiras, as monjas são leigas. É um aspecto genérico que coloca assim, mas tem que se ver aquilo está no Código de Direito Canônico, o aspecto jurídico.

O código admite três formas de vida: a dos fiéis leigos, estatuto dos consagrados e o estatuto dos clérigos. São três estatutos diferentes, e que geram estados de vida, obrigações e direitos diferentes. Quem é consagrado tem um estatuto diferenciado do leigo. Esta expressão: “leigo consagrado” ficou muito ambivalente e não diz praticamente nada.

Fotos: Florinda Oliveria