Escuta FM

Notícia

31 Jan, 2014

Eacre acontece neste final de semana em assis

EACRE

Acontece neste final de semana na ACIA, em Assis/SP,  o EACRE. Trata-se do Encontro Anual de Casais Responsáveis de Equipe de Nossa Senhora e, acontece uma vez por ano, quando ocorre a formação para os casais poderem conduzir suas equipes, animando-as, conhecendo o tema a ser estudado e as orientações que são passadas pelo movimento.

 

Cada ano ocorre em um setor, sendo que em 2014, nos dias 01 e 02 de fevereiro, o Setor de Assis sediará. A missa de abertura será no sábado, 01 de fevereiro, as 08h00, sendo presidida por Dom Simão. 

Equipes de Nossa Senhora

Somos um movimento de espiritualidade conjugal católico, leigo e constituído por casais que buscam no sacramento do matrimônio um ideal de vivência cristã.

Por conhecermos as fraquezas, dificuldades e a insuficiência de nossos esforços isolados nos reunimos em Equipes sob a proteção de Nossa Senhora e através de pontos concretos de esforço procuramos progredir, como casal, família, no amor de Deus e do próximo.

Como tudo começou

Em 1938, um jovem padre de Paris, Henri Caffarel, recebe a visita de uma pessoa que desejava lhe falar sobre sua vida espiritual. Alguns dias depois, ela volta, acompanhada do marido. A seguir, esse casal apresenta o Padre Caffarel a outros três casais. Repletos de amor e cristãos convictos pedem a ele que os guie em busca de viver o seu amor à luz da sua fé.

"Façamos o caminho juntos" responde-lhes o Padre Caffarel, e dessa maneira, o projeto de se reunirem para refletir em comum sobre o matrimonio estava lançado.

Pouco a pouco, os olhos destes jovens casais descobrem o lugar privilegiado do casal nos desígnios de Deus. Simultaneamente, fazem experiências de vida comunitária onde se realiza a promessa de Cristo de estar presente. A vida deles progride através da abertura aos outros, na união a Deus, entre os esposos e entre os casais.

Da Vida de Equipe e do Auxílio Mútuo Entre Membros

A equipe, verdadeira comunidade eclesial, constitui a célula básica do Movimento. É, portanto, vocação específica das ENS, como Movimento no seio da Igreja, suscitar e animar pequenas comunidades de casais que procuram viver plenamente a vida cristã em seu lar e em sua família.

 

Após um período de pilotagem e de iniciação, a equipe, como tal, compromete-se com o Movimento que a aceita, ou ela decide deixá-lo. Composta de cinco a sete casais, a cada ano a equipe escolhe o seu “casal responsável”. Ela é assistida por um sacerdote “Conselheiro Espiritual”, que torna manifesto o vínculo com o sacerdócio e a comunhão com a Igreja. A reunião de equipe mensal constitui o tempo forte da vida de equipe. Preparada por todos, a reunião comporta uma refeição simples, um tempo de oração, uma co-participação referente à vivência e às preocupações de cada um, uma troca de idéias sobre um tema de reflexão relacionado com os objetivos e as características essenciais do Movimento, assim como uma partilha sobre os pontos concretos de esforço aos quais se faz referência abaixo. Com efeito, os membros das ENS comprometem-se, pessoalmente e em casal, a fazerem um esforço sobre “pontos concretos”: uma regra de vida pessoal, um momento de verdadeiro diálogo conjugal cada mês, para juntos buscarem a vontade do Senhor (“dever de sentar-se”), a escuta da Palavra de Deus, a meditação cotidiana, a oração conjugal e familiar cotidiana e um retiro anual. Comprometem-se ainda, para atingir estes pontos, a ajudarem-se mutuamente em equipe e a participarem das atividades e da vida do Movimento. 

COMPARTILHAR