Escuta FM

Notícia

29 , 2025

SEMANA NACIONAL DA VIDA

SEMANA NACIONAL DA VIDA

Prezados Presbíteros, Religioso(a)s, Coordenações da Pastoral Familiar, movimentos e grupos que trabalham com as famílias, grupos de devoção mariana e demais grupos paroquiais da Diocese de Assis. Estamos nos aproximando da SEMANA NACIONAL DA VIDA, de 01 a 08 de outubro de 2025 e, tendo como base o subsídio Hora da Família 2025, produzido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), vamos refletir sobre o tema: “Cuidar de si, do próximo e da Casa Comum” e o lema:  "Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois ele cuida de vós (1Pd 5,7), concluindo com o Dia do Nascituro, no dia 08 de outubro. Nesta ocasião, cada Paróquia pode desenvolver atividades para a melhor vivência destes dias, proclamando o Evangelho da Vida e buscando promover, cuidar, defender e amparar a vida desde a concepção até o seu fim natural. No dia 04 de outubro, sábado, memória à Virgem Maria e dia do nosso Padroeiro Diocesano São Francisco de Assis, pedimos que cada paróquia. movimento e grupos pastorais, além das atividades voltadas ao Padroeiro Diocesano, realizem o ROSÁRIO PELA VIDA, conforme melhor horário e local. Para o dia 08 de outubro sugerimos que toquem os sinos das Igrejas às 12h, 15h e 18 h, louvando a Deus pela Vida Humana.

Dom Argemiro de Azevedo, cmf,   Bispo Diocesano de Assis

Pe.Anatoli Konstantin Gradiski, Assessor da Pastoral Familiar e Comissão Diocesana do Serviço à Vida. 

Saibam mais sobre o assunto na página oficial da CNBB.

SEMANA NACIONAL DA VIDA TERÁ COMO TEMA “CUIDAR DE SI, DO PRÓXIMO E DA CASA COMUM”
A Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propôs para a Semana Nacional da Vida, celebrada entre os dias 1º e 8 de outubro, o tema “Cuidar de si, do próximo e da casa comum” e o lema “Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois ele cuida de vós (1Pd 5,7)”. O subsídio Hora da Vida está no mesmo livreto utilizado para a Semana Nacional da Família.

O material é um convite a refletir sobre os cuidados da vida, desde sua concepção até seu fim natural, e um espaço de oração por aqueles que estão chegando e por aqueles que já cumpriram sua missão.

“Propomos uma reflexão sobre a cultura do encontro para promover mais interação e vida entre as pessoas e o meio ambiente. Uma reflexão importante na educação dos filhos em tempos de profundos desafios na formação para valorizar a vida e do cuidado com a saúde”, salienta o bispo de Ponta Grossa (PR) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Bruno Elizeu Versari.

Confira os temas para cada dia da Semana Nacional da Vida:

1º Encontro – NÃO NOS DESCUIDEMOS DE NOSSA PRÓPRIA SAÚDE INTEGRAL: DO CORPO, DA ALMA, DA MENTE E DAS NOSSAS RELAÇÕES

2º Encontro – FAMÍLIAS QUE PROTEGEM E NÃO DESPREZAM OS ANCIÃOS

3º Encontro – PRINCÍPIO DA VIDA, DOM DE DEUS: MARIA SAÚDA ISABEL

4º Encontro – CUIDADO COM A EDUCAÇÃO DOS FILHOS: MISSÃO DOS PAIS E DOM DE DEUS

5º Encontro – CUIDADO FORMAL: GRATIDÃO AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

6º Encontro – CUIDAR DO PRÓXIMO, VERDADEIRO ATO DE AMOR

7º Encontro – ASPECTOS BÍBLICOS DOS CUIDADOS COM A CASA COMUM

Além dos sete encontros para cada dia da semana, é oferecido o roteiro da “Celebração da vida”, para o Dia do Nascituro, em 8 de outubro.

Fonte: CNBB

www.cnbb.org.br

 

COMPARTILHAR