Assembléia Estadual da Pastoral Carcerária

A Diocese de Mogi das Cruzes, na pessoa de seu Bispo D. Pedro Luiz Stringhini acolheu, de 16 a 18 de Maio, nas dependências da Casa de Formação Frank Dulf, a Assembléia Estadual da Pastoral Carcerária.
A Coordenação Estadual ofereceu aos agentes da Pastoral Carcerária vindos das diversas Dioceses do estado significativos momentos de formação, partilhas e espiritualidade.
D. Luis Cipolini, Bispo Referencial da Pastoral Carcerária Estadual, abordando a Encíclica do Papa Francisco sobre o Sagrado Coração de Jesus e Irmã Petra, Coordenadora Nacional, expondo o tema Evangelização nos Cárceres iluminaram a missão dos agentes da Pastoral Carcerária.
Pe. Luis Fernando, secretário executivo da CNBB, realçou as reflexões expondo sobre a Sinodalidade, ou seja, a importância de cultivar o espírito de comunhão na Igreja e a estrutura e organização do Regional Sul I.
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo, na pessoa do Defensor Publico do Núcleo Especializado de Situação Carcerária, especializado na defesa dos direitos das pessoas presas, esteve presente respondendo a muitos questionamentos com relação aos recorrentes casos de menosprezo aos encarcerados testemunhados pelos agentes da pastoral em suas visitas.
Como testemunho de reinserção na sociedade um egresso do sistema prisional relatou sua história de vida que, de pessoa presa, se tornou hoje escritor de livros.
Finalizando a Assembléia a Coordenação apresentou os diversos encaminhamentos e o calendário das próximas atividades.
A Pastoral Carcerária da Diocese de Assis esteve representada pelo Coordenador Diocesano Pe. Orlando, Suzane Cabral, agente da pastoral carcerária no presídio de Assis e Jônatas Penteado, seminarista da Diocese.
Texto e imagens enviados pelo Pe. Orlando de Almeida Alves.