Escuta FM

Notícia

22 Out, 2013

Diocese lança logomarca para seus 85 anos

 

 

Logomarca dos 85 anos da Diocese de Assis

Texto Explicativo:

A História dos 85 anos de criação da Diocese de Assis, cujo conceito resume-se nas palavras Evangelização e Fé, ambas centralizadas na Cruz de Jesus, convida-nos a vivenciar uma experiência de discipulado e missionariedade.

Francisco de Assis não criou o Tau. Ele o herdou como símbolo de busca do Amor Divino e da Salvação Universal, imortalizando-o. No cento da logomarca comemorativa, encontra-se o Tau, também denominado Cruz Franciscana, símbolo antigo e vital, que nos remete à ideia de tempo e de eternidade. A cruz, ao contrário do que alguns possam pensar, não simboliza morte ou finitude. A Cruz simboliza a força transformantee o Amor capaz de tudo, até mesmo de morrer pelo que se ama. O Tau lembra-nos a deslumbrante plenitude da Beleza Divina: amor e paz. O Deus da Cruz é um Deus vivo, que se entrega seguro e serenamente na mais bela oferenda de Amor. Para São Francisco de Assis, o Tau lembra a missão do Senhor, que é reconciliadora e configuradora, que é sinal de salvação e de eternidade.

Acima da figura do Tau, surge a figura de São Francisco de Assis, Padroeiro da Diocese. Juntamente com o Sagrado Coração de Jesus, São Francisco também é Patrono da Catedral de Assis. Francisco de Assis encontra-se de braços abertos, em uma postura que indica total contemplação da criação. A mesma posição de contemplação pode ser vista em um dos principais afrescos no interior da Catedral Diocesana de Assis. Essa atitude de contemplação observada na figura de São Francisco, reforça-nos a disposição missionária de irmos ao encontro e de acolhermos os filhos diocesanos mais afastados; retratando a força do ministério da visitação, que impulsionou o terceiro e o quarto plano de pastoral; tornando-se uma das prioridades do quinto plano de ação evangelizadora para a Diocese de Assis. Na mão esquerda de São Francisco, vê-se a figura de uma pomba, elemento que nos lembra o amor irrestrito do Santo pela natureza. Essa mesma pomba tornou-se símbolo do constante Pentecostes vivido pela Diocese de Assis nos 85 anos de sua criação.

A cor verde representa a Região Pastoral I, simbolizando os vales e a agricultura que move a economia na região da Diocese de Assis, sempre tendo como referência a consciência ecológica de São Francisco.

A cor amarela representa a Região Pastoral II, simbolizando a proteção de São José, que emana do Seminário Diocesano, o qual se tornou o celeiro de vocações ao longo desses anos.

A cor azul representa a Região Pastoral III, simbolizando os rios da região, a importância da Bacia Hidrográfica do Paranapanema e os inúmeros filhos de Deus, os quais nascem do batismo e se transformaram na força leiga, que impulsiona a evangelização.

A cor vermelha representa a Região Pastoral IV, simbolizando a Igreja. É a cor do martírio, que nos remete aos inúmeros sacrifícios pastorais dos Bispos e das Congregações Religiosas(os) que passaram por esta Diocese, os quais, ao longo desses anos, tornaram-se verdadeiros testemunhos de amor ao mandato missionário de Jesus Cristo.

 A faixa azul, onde está escrito o nome da Diocese de Assis, refere-se à presença intercessora de Maria Santíssima, que envolve a todos e leva os discípulos missionários até Jesus.

 

 

 

COMPARTILHAR