CELEBRAÇÃO DO PADROEIRO SÃO FRANCISCO DE ASSIS SEMANA CATÓLICA
Por ocasião da Celebração do Padroeiro da Diocese e da cidade de Assis, São Francisco de Assis, celebrado no dia 04 de outubro, teremos a Semana Catolica, com celebrações e orações em todas as Paróquias da Diocese e no dia 04 de outubro, decretado feriado municipal em Assis, às 9h , na Catedral , a Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Argemiro de Azevedo, cmf, com a presença dos Presbíteros, Religiosas e fiéis de todas as Paróquias da cidade de Assis.
Na Catedral haverá a bênção dos animais após a missa.
As celebrações para o Padroeiro Diocesano poderão ser no domingo anterior ou no próprio dia 04 de outubro.
Vamos todos participar e pedir a intercessão de São Francisco de Assis para a nossa Diocese de Assis!
Subsídio para a missa em louvor a
SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Padroeiro da Diocese de Assis
04-10-2024
Caríssimos irmãos e irmãs, PAZ E BEM! É com muita alegria que nos reunimos hoje, em comunhão com toda a nossa querida diocese de Assis para celebramos a festa de nosso padroeiro diocesano, SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
Francisco (Assis, Itália, 1182 – 3 de outubro de 1226), de uma vida juvenil despreocupada e mundana, depois de usar de misericórdia para com os leprosos, converteu-se ao Evangelho e viveu-o com extrema coerência, em pobreza e grande alegria, seguindo o Cristo humilde, pobre e casto, conforme as bem-aventuranças. Junto com os primeiros irmãos que o seguiram, atraídos pela força de seu exemplo, pregou por todo lugar o amor do Senhor, contribuindo para a renovação da Igreja. Enamorado do Cristo, concentrou na contemplação do Presépio e do Calvário sua experiencia espiritual. Trouxe impressos em seu corpo os sinais da Paixão. Nele, como nos maiores místicos, reintegrou-se a harmonia com o cosmo, do qual se fez intérprete no cântico das criaturas. Foi inspirador e pai das famílias religiosas masculinas e femininas que dele tiram o nome. Pio XII proclamou-o patrono da Itália em 18 de junho de 1939.
Peçamos nesta celebração, que Deus Pai em sua infinita bondade nos ensine, como a são Francisco de Assis, a promover o bem, a paz e a justiça entre todos os irmãos e irmãs e, sermos fiéis servidores do seu Reino. Iniciemos nossa celebração cantando.
Antífona da entrada
Francisco de Assis, homem de Deus, deixou sua casa, abandonou sua herança e se fez pobre e desvalido. O Senhor, porém, o acolheu.
Ritos Iniciais
Pe: Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Ass. Amém.
Pe.: O Deus da esperança que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.
Ass.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
Ato Penitencial
Irmãos e Irmãs, neste mês missionário também festejamos nosso padroeiro Diocesano, São Francisco de Assis. Como a São Francisco, o próprio Jesus nos enviou, para que em todos os lugares possamos pregar sua Palavra e a todos socorrer com generosidade. Que a exemplo deste grande santo, não tenhamos medo de renunciar a todas as coisas que nos impedem de servir a Deus e, tenhamos coragem de sair ao encontro dos irmãos e irmãs que sofrem.
Em espírito de arrependimento, por nem sempre demonstrarmos nossa preocupação com nossos irmãos e irmãs sofredores e, por não darmos testemunho de nossa fé, promovendo o Reino de Deus aqui na terra, peçamos perdão, implorando a divina misericórdia.
Depois de uma breve pausa:
- Canto penitencial
Pe: Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Ass. Amém.
Diz-se o Glória.
Oração da Coleta
Oremos: Ó Deus, que concedestes a São Francisco de Assis assemelhar-se ao Cristo na pobreza e na humildade; concedei que, trilhando o mesmo caminho, sigamos fielmente o vosso filho e vivamos unidos a vós na perfeita alegria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Ass.: Amém
Comentário para as leituras
A Igreja nos chama a atenção para a fidelidade no seguimento do Senhor. São Francisco de Assis se dedicou incansavelmente na reconstrução da Igreja de seu tempo. Desse modo, hoje, também somos chamados a nos ocuparmos com as coisas de Deus e sermos fiéis trabalhadores na vinha do Senhor, produzindo os frutos de amor no meio da sociedade.
Liturgia da Palavra (XVII Domingo do tempo Comum. *caso seja celebrado no domingo).
Homilia.
Diz-se o Creio.
Preces da comunidade
Pe.: Irmãos e irmãs dirijamos nossas preces ao coração de Deus, nosso Pai, para que Ele nos fortaleça em nossa caminhada de comunidade, e que assim como Francisco, sejamos promotores do amor e da paz, dizendo juntos:
Ass. Senhor, fazei de nós instrumentos de sua paz!
1- Pelo nosso Papa FRANCISCO, para que o Senhor o fortalece em sua missão, rezemos.
2 - Por Dom Argemiro, nosso bispo Diocesano e por todo o clero de nossa diocese, para que servindo a Deus, na humildade de São Francisco, sejam incentivadores e promotores da justiça, do amor e da paz, rezemos ...
3 - Para que os casais de nossa comunidade se conscientizem que a paz da família é fruto da fé e do amor, e que eles se esforcem para consegui-la por meio da compreensão, do diálogo e do perdão, rezemos ...
4 - Por todas as crianças e jovens, para que desde já se empenhem na construção de um mundo mais justo e fraterno, vivendo em todos os lugares o amor e o respeito para com as pessoas e para com a natureza, rezemos ...
5 – Por todo povo brasileiro, nossos governantes e pelas eleições que se aproximam. Que o bem comum seja sempre a prioridade dos administradores públicos. Que possam garantir paz e prosperidade embasados na verdade, na justiça e na defesa da vida, rezemos.
Pe.: Acolhei Senhor, as nossas súplicas, no vosso coração de Pai, por Cristo, nosso Senhor.
ou
Pe.: Concluamos nossas preces cantando (rezando) a oração de são Francisco de Assis
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.
Ass. Amém.
Liturgia eucarística
Oração sobre as oferendas
Senhor, ao apresentarmos as nossas oferendas, nós vos pedimos a graça de celebrar dignamente o mistério da cruz que, com tanto ardor, São Francisco de Assis abraçou. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.
Oração Eucarística
Antífona da comunhão
Bem-aventurados os pobres no espírito, pois deles é o reino dos céus.
Oração após a comunhão
Oremos: Senhor, pela comunhão que recebemos, concedei-nos imitar a caridade e o zelo apostólico de São Francisco de Assis, para que sintamos em nós a ternura do vosso amor e nos entreguemos inteiramente pela salvação de todos. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass.: Amém.
Bênção final
Pe.: O Senhor esteja convosco
Ass.: Ele está no meio de nós
Pe.: Bendito seja o nome do Senhor.
Ass.: Agora e para sempre.
Pe.: A nossa proteção está no nome do Senhor.
Ass.: Que fez o céu e a terra.
Pe.: Desça sobre vós, pela intercessão de São Francisco de Assis,
a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo.
Ass.: Amém.
Ritual para a Bênção dos animais
Animador:
Paz e Bem !!! Sabemos que muitos animais, pela divina providência do Criador, participam de diversas maneiras, da vida diária dos seres humanos. Os animais nos auxiliam em nosso trabalho, nos servem de alimento, e nos servem de companhia e distração. Tendo em vista isto, é de grande valia que conservemos o costume de invocar a bênção divina sobre as outras criaturas que compartilham conosco a vida do planeta.
Pe.: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo
Ass. Amém.
Pe.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.
Ass. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
Pe.: Glorifiquemos de todo coração, ao Senhor, nosso Deus, criador de todas as coisas e que tudo fez com sabedoria. Os animais criados por Deus que habitam o céu, a terra e o mar. Compartilham do destino da humanidade no planeta terra e estão ligados à sua vida. Ao invocarmos a bênção de Deus sobre estes animais, nós louvamos o criador de todas as coisas, e damos graças por Ele ter nos elevado acima de todas as criaturas. Peçamos, portanto, a Deus misericordioso a capacidade de reconhecermos a nossa dignidade e a exercermos com justiça, amor e dedicação, o cuidado para com todas as criaturas de Deus, e que por isso possamos caminhar sempre em sua lei. Por Jesus Cristo, nosso Senhor.
Ass. Amém.
Liturgia da Palavra (Gênesis 1, 20 – 30)
Leitura do Livro do Gênesis
Deus disse: "Pululem as águas de uma multidão de seres vivos, e voem aves sobre a terra, debaixo do firmamento dos céus."Deus criou os monstros marinhos e toda a multidão de seres vivos que enchem as águas, segundo a sua espécie, e todas as aves segundo a sua espécie. E Deus viu que isso era bom. E Deus os abençoou: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, e enchei as águas do mar, e que as aves se multipliquem sobre a terra." Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o quinto dia. Deus disse: "Produza a terra seres vivos segundo a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selvagens, segundo a sua espécie." E assim se fez. Deus fez os animais selvagens segundo a sua espécie, os animais domésticos igualmente, e da mesma forma todos os animais, que se arrastam sobre a terra. E Deus viu que isso era bom. Então Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra." Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher. Deus os abençoou: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra." Deus disse: "Eis que eu vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra, e todas as árvores frutíferas que contêm em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento. E a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus, a tudo o que se arrasta sobre a terra, e em que haja sopro de vida, eu dou toda erva verde por alimento." E assim se fez.
Palavra do Senhor
Ass.: Graças a Deus
Bênção dos animais
Pe.: Oremos, Ó Deus, criador e doador de todos os bens, e que tudo fizestes com sabedoria e destes ao homem, criado à vossa semelhança, o domínio sobre todos os animais, nós vos pedimos, por intercessão de São Francisco de Assis, que † abençoeis estes animais e concedei que eles satisfaçam as necessidades da humanidade, enquanto nós, vossos filhos, ajudados por estes meios materiais, possamos fazer bom uso de tudo o que condiciona a existência humana, enquanto aspiramos confiantes, aos bens eternos. Por Cristo, vosso Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo.
Ass. Amém
(Enquanto o padre asperge os animais, entoa-se algum canto)
Bênção final
Pe.: O Senhor esteja convosco
Ass.: Ele está no meio de nós
Pe.: Desça do céu, pela intercessão de São Francisco de Assis,
a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo.
Ass.: Amém.
* Este material foi elaborado para que todas as paróquias da Diocese de Assis festejem o seu PADROEIRO DIOCESANO, SÃO FRANCISCO DE ASSIS, a ser celebrado no domingo anterior ou em 04 de outubro, dia de São Francisco de Assis.
**As equipes de liturgia, à medida do possível, poderão se utilizar deste subsídio para prepararem as celebrações do dia determinado pela Diocese de Assis, para lembrarmos e propagarmos a devoção a São Francisco.
*** As orações deste dia são próprias do santo (missal, p. 820/821), contudo, caso decida celebrar no Domingo, a Liturgia da Palavra será a do Domingo do Tempo Comum. Os padres deverão utilizar paramentos de cor branca.