Encontro com os membros dos comitês de direitos humanos das escolas municipais com o tema
A Secretaria Municipal de Educação de Assis promoveu no anfiteatro da Unesp o encontro com os membros dos comitês de direitos humanos das escolas municipais com o tema "Educação! Desigualdade e Desrespeito. Por onde começa a mudança?
Como ferramenta fundamental para a realização dos direitos humanos nas escolas foi colocada em pauta o papel da religião.
Para abordar o tema Pe. Orlando foi convidado para compor a mesa com as demais autoridades representando a Igreja Católica.
Para ficar compreensível que toda religião compartilha com os valores universais da humanidade Pe. Orlando iniciou falando da religião de uma maneira mais geral, ou seja, como patrimônio universal da humanidade.
Nesse sentido, explicou que o cristianismo, como religião histórica, não fica apenas em rituais vazios ou formalismos estéreis, mas que se desdobra em práticas e ações concretas que incidem no mundo e que a Igreja Católica, através de suas incontáveis atividades, serviços e pastorais, ajuda a melhorar a sociedade e os relacionamentos humanos.
A partir do filme "A Carta: Uma Mensagem Pela Nossa Terra" inspirado na Carta Encíclica Laudato Si do Papa Francisco, que seria exibido na parte da tarde, o qual mostra como o Papa consegue reunir diversos ativistas ambientais de diversas nacionalidades, culturas e crenças em prol de uma causa comum, Pe. Orlando encerrou dizendo que o filme é um exemplo concreto de como a religião pode ser uma ferramenta eficaz capaz de reunir todas os mais variados segmentos e iniciativas para causas em favor do bem da humanidade, isto é, no caso específico do complexo mundo da educação, tema do encontro, para realizar os direitos humanos nas escolas.
Texto e imagem: Pe. Orlando de Almeida Alves