20 , 2021

COLETA E ORAÇÃO VOCACIONAL - 2021

Mês de agosto, mês Vocacional!

Tempo favorável de oração e promoção de todas as vocações. Devemos primeiro olhar para o mandato de Cristo que disse: “Pedi, pois, ao dono da messe que mande operários para sua messe” (Mt 9,38).

Vocação é encontrar-se. Escutar o chamado de Deus através dos acontecimentos do mundo. Responder o chamado com ardor e radicalidade para o bem do Reino que é de Deus. Logo, somos chamados para sermos pescadores de gente, portadores da paz e anunciadores do Reino. Portanto, vocação é o coração que pulsa por vida, liberdade, justiça e paz.

Vocação passa pelo DISCERNIMENTO:  Isto é, o descobrir aonde quero ir, o que é preciso para ser feliz, o que Deus quer de mim. A CORAGEM é o agir destemido, é o assumir aquilo que pude descobrir e entender pelo discernimento; é viver minhas decisões, correndo riscos, arriscando também. “Navegar é preciso…” Discernir é preciso… Decidir é preciso… Arriscar é preciso… Viver é preciso… Vamos ajudar pela oração e pelo acompanhamento a nossa juventude no discernimento.

No primeiro domingo celebra-se o dia do padre, a vocação ao ministério sacerdotal. No segundo domingo, o dia dos pais, a vocação a paternidade, a família. No terceiro domingo, celebra-se a vocação a vida consagrada, os religiosos e religiosas e no quarto domingo é dia de homenagear os catequistas, o serviço prestado a igreja por todos os batizados nos mais variados ministérios. Por isso, no mês de agosto são trabalhadas mais profundamente as diversas vocações existentes na igreja.

Contribua por meio de um gesto concreto: Coleta Vocacional

Todos os anos a Diocese de Assis, promove um gesto concreto no mês das vocações, em que a comunidade pode apoiar nossos seminários. No mês de agosto, nossas Igrejas estarão recebendo as doações da Coleta Vocacional. A sua contribuição é de grande importancia, pois, ajudará no discernimento dos nossos seminaristas em toda a formação necessária.

Rezemos juntos a Oração pelas Vocações (São Paulo VI)

Jesus, mestre divino que chamastes os apóstolos para vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas. E continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas, dai forças para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém!