Escuta FM

Notícia

02 Jun, 2021

POSSE DE DOM EDUARDO VIEIRA DOS SANTOS

POSSE DE DOM EDUARDO VIEIRA DOS SANTOS

Gratidão e esperança

Há 34 anos em São Paulo, sendo os últimos seis como Bispo Auxiliar, Dom Eduardo destacou que levará consigo uma rica experiência vivida na Igreja na capital paulista. “Levo também muita gratidão a esta Arquidiocese que me ordenou padre que também me acolheu como Bispo. Aqui eu pude aprender muito com os leigos, os padres, religiosos, religiosas, de modo muito particular com o Arcebispo e, com ele, o conselho de bispos”, afirmou.

Ao povo da Diocese de Ourinhos, o Bispo nomeado transmitiu a primeira mensagem de “Paz e bem”. Ele recordou que esta é uma diocese jovem, com 22 anos de criação, e ressaltou o trabalho realizado por Dom Salvador Paruzzo.

“Desde já, acolho no meu coração todo o povo da Diocese de Ourinhos. Que possamos, na alegria, na esperança, caminhar juntos como irmãos, como cristãos”.

A posse de Dom Eduardo como Bispo Diocesano de Ourinhos será no dia 3 de julho, às 15, em local a ser definido.

 

Biografia

Dom Eduardo nasceu no dia 18 de março de 1965 em Bom Sucesso (PR). Em 1988, ingressou na Congregação de Santa Cruz, em São Paulo, chegando a emitir os votos solenes e a receber a ordenação diaconal no mesmo instituto.

Em 15 de dezembro de 2000, foi ordenado  presbítero e incardinado no clero da Arquidiocese de São Paulo. Em seguida, foi Pároco da paróquia São João Gualberto durante 7 anos. De 2008 a 2013, foi Vice-Reitor do Seminário de Teologia Bom Pastor, da Arquidiocese de São Paulo, ao mesmo tempo, encarregado de acompanhar os diáconos permanentes da Arquidiocese.

De 2008 a 2014, desempenhou o cargo de Chanceler do Arcebispado de São Paulo. Em 2013 foi nomeado Cura da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo Apóstolo (Sé).

Foi nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo em 10 de dezembro de 2014, pelo Papa Francisco, recebendo a ordenação episcopal em 7 de fevereiro de 2015, na Catedral da Sé.

 

Formação

Além do bacharelado e da licenciatura em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Dom Eduardo é graduado em teologia pelo Instituto Teológico Pio XI, de São Paulo. Obteve mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma (PUL), por meio do Instituto de Direito Canônico “Padre Dr.Giuseppe Benito Pegoraro”, atual Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, da Arquidiocese de São Paulo.

 

Episcopado

Nascido em 18 de março de 1965, em Bom Sucesso, Paraná, Dom Eduardo foi ordenado Bispo em 07 de fevereiro de 2015, em missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, e que teve entre os presentes Dom Tomé Ferreira da Silva, Bispo Diocesano de São José do Rio Preto e Dom Edmar Peron, à época, Bispo Auxiliar da Arquidiocese.

Dom Eduardo escolheu como lema de seu episcopado: Gaudete in Domino (Alegrem-se no Senhor).

 

Na Arquidiocese

Ordenado Padre em 15 de dezembro de 2000, foi Pároco da Paróquia São João Gualberto, na Região Episcopal Lapa, durante 7 anos, e Vice-Reitor do Seminário de Teologia Bom Pastor.

Foi responsável, ainda, por acompanhar os Diáconos Permanentes, além de atuar como Chanceler do Arcebispado de São Paulo e Cura da Catedral da Sé, até ser nomeado Bispo pelo Papa Francisco em dezembro de 2014.

 

Fonte: osaopaulo.org.br

COMPARTILHAR