23 Nov, 2020

Mensagem de Dom Argemiro de Azevedo - cmf, por ocasião do DNJ 2020

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR

Queridos jovens de nossa Diocese de Assis,

Hoje nos encontramos, de uma maneira diferente, para celebrar o DNJ, Dia Nacional da Juventude.

Nesta data sempre estávamos juntos, com pessoas de todas as paróquias, em uma das nossas cidades, celebrando a alegria de ser um jovem de Cristo.

Mas esse ano o nosso DNJ será um pouco diferente, mas não menos feliz e alegre!

O DNJ deste ano tem com o Tema: "Vós sois o agora de Deus". Como disse o Papa Francisco a JMJ de 2019: ‘‘Vós sois o presente! Não sois o futuro de Deus; vós, jovens, sois o agora de Deus.’’

Deus nos ama com imenso amor e Ele quer apenas Amar. Somos convidados e convocados a participar desse Amor Infinito. Vós jovens, sois de Deus. É na Juventude que somos chamados a dar o nosso Testemunho para outros jovens que ainda não experimentaram esse Amor grandioso de Deus.

Devemos sensibilizar os demais jovens que a fé não é um instrumento de alienação e sim de esperança e força, que nos ajuda a enfrentar as dificuldades que se apresentam nestas realidades às vezes sem sentido e significado para a existência e a vida, animando-nos em nossa caminhada de fé e vida.

Eis o objetivo do DNJ, queridos Jovens. Apontar o Cristo para outros jovens e transbordar do Amor de Deus para com eles.

"É o agora de Deus que, com Jesus, se faz presente, se faz rosto, carne, amor de misericórdia que não espera situações ideais ou perfeitas para a sua manifestação, nem aceita desculpas para a sua não-realização. Ele é o tempo de Deus, que torna justos e oportunos todos os espaços e situações. Em Jesus, começa e faz-se vida o futuro prometido" (Papa Francisco na Missa da Jornada Mundial da Juventude 2019).

A paróquia sede desse nosso DNJ é a rede social. É a sua casa!

Não poderíamos deixar passar em branco essa data tão especial.  Por isso nos reunimos através das mídias sociais de nosso Setor Diocesano da Juventude para celebrar este momento.

Hoje é um dia de alegria, por isso ouviremos a Palavra de Deus, cantaremos músicas que expressam nossa fé, faremos a adoração eucarística.

Tudo isso foi preparado com carinho pelo nosso Setor Juventude para que todos vocês se sentissem bem próximos a nós.

Na recente Encíclica Fratelli Tutti, escrita pelo Papa Francisco, ele nos diz que: "somos todos chamados a estar próximos uns dos outros, superando preconceitos e interesses pessoais". "O amor constrói pontes e nós somos feitos para o amor."

O Santo Padre fala também sobre o princípio da "capacidade de amar segundo uma dimensão universal". Trazendo mais uma vez à tona a "cultura do encontro" e de "uma Igreja em saída", Francisco exorta cada um de nós a "sair de si mesmo" para encontrar nos outros "um acrescentamento de ser", abrindo-nos ao próximo segundo o dinamismo da caridade, que nos faz tender para a "comunhão universal". Francisco destaca a função imprescindível da educação dada pela família, bem com questões como o direito à vida com dignidade. "Ninguém pode ser excluído, independentemente do local onde nasceu".

Quero dizer a todos que sempre rezo por vocês!

Que nos ajude o exemplo do Beato Carlo Acutis, que foi um adolescente católico italiano nascido no Reino Unido. Que com um profundo amor pelos milagres eucarísticos, dedicou em catalogá-los, para que o mundo pudesse entender o quanto Jesus nos ama. Somos de Deus e por sermos de Deus, devemos anunciar sem medo em nossas comunidades paroquiais, nos grupos de Jovens, nas famílias, que a Santidade começa agora. A Santidade é para todos e, portanto, também para os jovens!

Peço que continuem rezando por mim e por nossa querida Diocese de Assis.

Com grande alegria eu vos abençoo:

Um feliz Dia Nacional da Juventude!

Em Cristo Jesus, o Bom Pastor,

Dom Argemiro de Azevedo, cmf