Escuta FM

Notícia

19 Jun, 2020

Dia de oração pela santificação dos sacerdotes

Dia de oração pela santificação dos sacerdotes

Dia de oração pela santificação dos sacerdotes


O Papa São João Paulo II dedicou esse dia para ser a Jornada de oração pela santificação dos sacerdotes. O povo de Deus é chamado a rezar pelos seus padres.

 



Cardeal Orani João Tempesta - Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ


O mês de junho é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e neste dia 19 celebramos a Festa litúrgica do Sagrado Coração de Jesus. Essa é uma data móvel em que sempre é celebrada na segunda sexta feira após a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Toda primeira sexta-feira de cada mês celebramos a Missa Votiva do Sagrado Coração de Jesus, sempre com o grupo do Apostolado da Oração reunindo-se diante do Santíssimo Sacramento e rezando pela Igreja, pelo Papa, Bispos e Padres, além das intenções particulares de cada um, bem como pelas intenções enviadas todos os meses pelo Santo Padre, o Papa Francisco. É um dia dedicado a Oração e pedir sempre forças ao Sagrado Coração de Jesus para que possamos amar como ele amou e ter o nosso coração sempre ardente do desejo de estar perto dele. O Papa São João Paulo II dedicou esse dia para ser a Jornada de oração pela santificação dos sacerdotes. O povo de Deus é chamado a rezar pelos seus padres.

Como é tradição em nossa arquidiocese, no dia anterior à festa, neste ano, dia 18 de junho, quinta-feira, pela plataforma ZOOM, tivemos às 9hs, o Encontro Arquidiocesano do Clero para o dia de Santificação dos Sacerdotes, que teve como pregador Dom Frei Alano Maria Pena, OP, arcebispo Emérito de Niterói. Depois da conferência de dom Alano Maria Pena tivemos a Hora Santa e Bênção do Santíssimo Sacramento direto da Capela Nossa Senhora da Conceição no Palácio São Joaquim – com o canto do Hino do Congresso Eucarístico do Rio de Janeiro e o Tantum ergo com a melodia do Pe. Carlos Henrique.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus a fazemos toda primeira sexta-feira de cada mês do ano e neste ano neste dia 19 de junho celebraremos a sua festa litúrgica. No dia do Sagrado Coração de Jesus somos convidados a rezar pela Igreja de maneira geral e por todos os padres em especial, rezar pela “Santificação do Clero”, pedindo que tenhamos sacerdotes Santos e que possam viver em tudo, nas suas ações e gestos o amor de Jesus. Instituído pelo Papa São João Paulo II em 1995, a iniciativa nos sugere e motiva a rezarmos de forma especial neste dia por aqueles que foram chamados ao ministério ordenado.

Neste dia 19 somos convidados a tirar um tempo do nosso dia e rezar por todos os sacerdotes, seja um terço, uma Ave Maria, e poderemos acompanhar as Missas pela televisão, internet e rádio, já que ainda não poderemos estar fisicamente nas Igrejas.

Pedir que passe logo essa pandemia para que possamos estar juntos em nossas Igrejas, com nossos padres, rezando e agradecendo a Deus. Agradecendo a Deus por tantos sacerdotes que mesmo em meio a Pandemia do Corona vírus não medem esforços para atender os seus fiéis, dando-lhes atenção e carinho necessários.

Enfim, que neste dia do Sagrado Coração de Jesus possamos agradecer a todos os Padres que dão o seu “Sim” a Deus e com alegria servem a Igreja e o povo de Deus. E que nunca faltem sacerdotes “Santos” para servirem o povo de Deus. E que o coração de cada sacerdote possa “arder de amor” como o coração de Jesus”.

Neste dia vamos incessantemente rezar por aqueles sacerdotes que se encontram enfermos, seja no hospital ou em casa para que logo recuperem a saúde e possam voltar a servir o povo de Deus. Aqueles que porventura tenham contraído o Corona vírus para que tenham o pronto restabelecimento e possam servir o povo de Deus. Rezemos pelos padres Idosos, que devido à idade não exercem mais como desejariam o ministério, para que se conformem e agradeçam por tantos anos terem servido o ministério sacerdotal. E agradece-los por terem servido com tanto amor por muitos anos o ministério sacerdotal.

Rezemos pelos sacerdotes que já morreram e que serviram a Deus com amor no ministério enquanto aqui estavam, para que possam no “Reino dos Céus” junto de Deus, contemplando a Eucaristia presencialmente. Lembro dos três sacerdotes de nossa amada Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro que, recentemente, faleceram em decorrência da COVID – 19, particularmente do Reverendo Padre Marcos Vinício Miranda Vieira, cujo sétimo dia iremos celebrar no dia 20 de junho, e que aos 52 anos de idade e 24 anos de sacerdócio foi um zeloso pastor e amou com devotamento e empenho apostólico o povo de Deus da amada Paróquia de São João Batista, em Rio das Pedras. Deus acolha a sua boníssima alma e a de todos os sacerdotes falecidos desde a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus de 2019 até o presente momento. Que o Cristo, Sumo e Bom Pastor, proveja a nossa Arquidiocese de santas vocações e santos sacerdotes para a grei do Senhor!

Portanto neste dia do Sagrado Coração de Jesus elevemos uma prece especial por todos os sacerdotes, para que sejam Santos em seus atos e ações que nunca falte no coração deles o “amor” a Jesus e a Igreja. Sempre possa arder no coração deles, o chamado de quando aderiram a vocação e esse chamado possa se renovar a cada dia. Que todos os dias o Sacerdote possa dizer o “Sim” a Deus e a Igreja, mesmo em meio as dificuldades.

Rezemos nesse dia também pelo Santo Padre o Papa Francisco, por mim, vosso indigno servo, pelos nossos bispos auxiliares e eméritos, pelos Bispos que possam ser fiéis ao seu chamado e ter forças para governar a Igreja como sucessores dos apóstolos. E por todos nós que somos Igreja, que possamos na medida do possível ajudar os nossos sacerdotes no caminho da santidade.

Portanto neste dia 19 de junho possamos reservar um tempo do nosso dia, já que em muitos lugares não poderemos ir à Igreja fisicamente. Reservar um tempo para rezar um terço, uma Ave Maria e acompanhar as Missas pelas mídias sociais e assim rezar por nosso clero, pelo Papa e Bispos, para que possam exercer o seu ministério segundo a vontade de Deus e assim caminhar para a santidade segundo o coração de Jesus.

Quem sabe possamos fazer grupos na rede social e juntos rezar nas nossas intenções e na intenção da Igreja para este dia. E rezar sobretudo para que nunca faltem padres, que nunca faltem aqueles que desejam dar o “Sim” a Deus. Que sempre possa ter um sacerdote na sua paróquia, comunidade, para levar o amor de Jesus e a Eucaristia até você. Neste ano reze em especial nessa intenção, que sempre tenhamos sacerdotes disponíveis para servir com amor o povo de Deus.

Por fim rezemos ao Sagrado Coração de Jesus por cada um de nós, para que nunca nos falte a fé e a esperança em dias melhores, que possamos vencer essa Pandemia do Corona vírus e logo possamos estar juntos com nossos padres e nossa comunidade em nossas paróquias. Segue abaixo uma oração para fazermos neste dia do Sagrado Coração de Jesus pedindo por todo o povo de Deus e pela santificação do Clero, em alguma hora do dia faça essa oração pedindo que o Sagrado Coração de Jesus nos encha com seu amor.

Neste dia e na medida do possível, sempre que tivermos oportunidade, rezemos:

Coração de Jesus,

eu confio em vós,

mas aumentai a minha confiança.

Vós dissestes: "Pedi e recebereis".

Confiando nas vossas promessas,

venho pedir vossa ajuda.

Vós estais mais interessado

em nossa felicidade

que nós mesmos.

Por isso ponho em vosso Coração

os meus pedidos,

as minhas preocupações,

os meus sofrimentos

e as minhas esperanças.

Coração de Jesus,

eu confio em Vós,

mas aumentai a minha confiança.

Jesus, manso e humilde de coração,

fazei meu coração semelhante ao Vosso.

Amém. (Fonte terra Santa).

Peçamos que o Sagrado Coração de Jesus aumente ainda mais a nossa fé e a esperança e que todos os Sacerdotes sejam Santos. Amém !!!

 

 

COMPARTILHAR