11 Mar, 2020

Organização do Primeiro Fórum Diocesano das Pastorais Sociais - Diocese de Assis

No dia 11 de março, no Centro Diocesano de Pastoral – Cedipas – Assis/SP, padres e leigos, participaram da reunião para a organização do Primeiro Fórum Diocesano das Pastorais Sociais.
O Setor das Pastorais, Organismos e Obras Sociais (Pastorais Sociais), estão dentro dos SETORES ORGÂNICOS DE INSTRUMENTOS ECLESIAIS (SOIE). Os Setores Orgânicos, são frutos da reunião ampliada do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) da Diocese de Assis realizada no dia 03 de agosto e também da reunião da Coordenação Diocesana de Pastoral (CODIPA) realizada no dia seguinte 04 de agosto, ambas aconteceram no Centro Diocesano de Pastoral de Assis (CEDIPAS) de 2011. As 13 (treze) Comissões foram reformuladas em 8 (oito) Setores de Instrumentos Eclesiais.  Os Setores constituem em verdadeiros fóruns de instrumentos eclesiais, núcleos de reflexão e ação, lugar de análise de conteúdo e metodologia de nossos trabalhos, lugar de avaliação e planejamento a partir do ver, julgar e agir. Através das estruturas em atividade poderemos gradativamente caminhar ao encontro de uma pastoral orgânica. O objetivo é motivar a atividade pastoral da Diocese que já acontece, e que poderemos melhorá-la, através dos encontros com os setores a atividade poderá acontecer de forma mais dinâmica e participativa. A esperança é que assim sucedendo, poderemos articular de forma orgânica a desejada pastoral de conjunto. Aos 24 de agosto de 2017, em Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral, algumas Pastorais e Movimentos foram reorganizadas dentro dos Setores (SOIE). Aos 28 de fevereiro de 2019, em reunião do Conselho Diocesano de Pastoral, presidida pelo Senhor Bispo Diocesano Dom Argemiro de Azevedo, cmf, foram reestruturados os Setores Orgânicos da Pastoral Diocesana.
Segue abaixo o Setor das Pastorais, Organismos e Obras Sociais:
Assessor:  Pe. José Martins Cardoso
Coordenador:
•    1.1 Pastoral Carcerária - Pe. Orlando de Almeida Alves
•    1.2 Pastoral da Criança  - Pe. Airton / Pe. Clóvis /Aparecida Bernardino
•    1.3 Pastoral da Comunicação (PASCOM)  - José Alécio Mathias
•    1.4 Fundação São Francisco/  Rádio / Museu - Dom Argemiro de Azevedo, cmf
•    1.5 Pastoral da Saúde  - Pe. Orlando de Almeida Alves
•    1.6 Pastoral da Sobriedade - / Pe. Carlos Augusto Martins Junior
•    1.7 Pastoral da Pessoa Idosa  - Pe. Oldeir José Galdino/ Vilma Cristina Castelo(Bonfim)
•    1.8  Entidades Assistenciais - (Casa da Menina, Casa das crianças, Creches, Kölping, Santa Casa, Asilos)
•    1.9 Pastoral da Terra -