18 , 2018

ENCONTRO DA PASTORAL CARCERÁRIA DO SUB-REGIONAL DE BOTUCATU

No dia 15 de setembro aconteceu o encontro da Pastoral Carcerária do Subregional de Botucatu em Marília, na paróquia Sagrado Coração de Jesus. O encontro foi das 8h às 13h e contou com a presença de 38 agentes das dioceses de Marília, Lins, Bauru, Presidente Prudente e Assis.

Após a oração inicial e apresentação dos presentes,  Pe. Valdo Bartolomeu de Santana, coordenador da pastoral carcerária do Subregional, passou a palavra ao Pe. Orlando de Almeida Alves, coordenador da Diocese de Assis, que apresentou o assessor do encontro, Dr. Sérgio Campanaro, promotor público de Assis.

O Dr. Sérgio apresentou o tema: Família, sociedade e presídios superlotados. O promotor apresentou a família como uma realidade indispensável para a sobrevivência da humanidade. Apresentou seus progressos, com as vantagens e riscos, ganhos e perdas. Apresentou ainda a sociedade atual marcada com o expressivo aumento da criminalidade e exclusão dos mais fracos, só gerando ainda mais violência. Mostrou através de diversos gráficos a realidade carcerária do Brasil que atualmente tem a terceira população carcerária do mundo. Dr. Sérgio apresentou também a relação preso e família podendo ser essa relação tanto positiva como negativa.

Após algumas partilhas das realidades nos cárceres do subregional  Pe. Valdo agendou os encontros para o ano que vem.

As partilhas das dioceses revelaram os desafios ainda da falta de agentes e de apoio dos padres onde existem as unidades prisionais. Revelou ainda as dificuldades que as unidades prisionais, cada vez mais superlotadas, estão impondo para as visitas da pastoral carcerária, cada vez com mais exigências e restrições. Mesmo diante de todos esses desafios os agentes saíram motivados para não desanimarem, sabendo que a graça de Deus vai à frente e que unidos pela oração é possível superar todas as barreiras. Destacável ainda a bela acolhida de sempre da paróquia Sagrado Coração de Jesus à todos os agentes da pastoral carcerária do subregional. É um local especial, aconchegante e restaurador, como o Coração Sagrado de Jesus.

Texto e Foto: Pe. Orlando de Almeida Alves - Coordenador Diocesano da Pastoral Carcerária da Diocese de Assis