12 Jun, 2017

Seminarista luciano recebe os ministérios de leitor e acólito

No dia 11 de Junho, o Bispo Diocesano de Assis, Dom Argemiro de Azevedo, cmf,  presidiu a Celebração Eucarística na Capela São Francisco de Assis – Vila Glória, a Cerimônia que instituiu o Seminarista Luciano Vilalba Moura,  nos Ministérios de Leitor e Acólito.

Concelebrou a Santa Missa os Padres: Pe. Juninho, Pe. Leandro, Pe. Anatoli e Monsenhor Floriano de Oliveira Garcez.

Já, a Instituição ao leitorado e acolitato, também são etapas importantes da formação do candidato ao sacerdócio que, depois de alguns anos de formação, gradativamente vai dando passos concernentes ao futuro exercício do ministério presbiteral. São passos significativos e aprofundados no compromisso que deve levar os seminaristas ao ministério ordenado segundo a graça de Deus.

O leitor tem a função de proclamar a Palavra de Deus, ao passo que o Acólito serve ao altar, podendo distribuir a Comunhão em casos extraordinários.

Os ministérios são como se fossem uma coroação das etapas da vida vocacional dos nossos jovens. Normalmente todos estes momentos já ocorrem quando se esta estudando teologia. São etapas importantes, pois podemos dizer que são respostas concretas da Igreja para com seus filhos, que decidem se dedicar totalmente a Cristo, Sumo e Eterno sacerdote.

Tais celebrações na vida da Igreja, principalmente no âmbito diocesano, se recomenda que sejam feitas de forma pública. É importante que os fiéis possam participar dos momentos que antecedem as ordenações diaconal e presbiteral, para que desde então, conheçam aqueles que posteriormente virão a ser pastores do povo de Deus.

A Diocese de Assis agradece a presença de todos, pedindo que Deus nosso Pai derrame sempre sobre as famílias e de modo especial, ao seminarista Luciano. Que Nossa Nossa Senhora Aparecida interceda por todos os Vocacionados ao Sacerdócio.

As demais fotos estarão no Facebook da Diocese de Assis

Fotos: Florisa Onça Barrichelo - Vila Glória - Assis/SP