08 Mai, 2017

Assembléia estadual da pastoral carcerária 2017

A Diocese de Catanduva recepcionou de 05 à 07 de Maio, nas dependências do antigo seminário diocesano N. Sra. da Boa Esperança, aproximadamente 110 agentes da pastoral carcerária das Dioceses do estado de São Paulo para a realização da Assembléia Estadual de 2017.

O Assistente Eclesiástico Estadual da Pastoral Carcerária, D. Otacílio Luziano da Silva, Bispo da Diocese de Catanduva, assessorado pelo Pe. Fábio, Coordenador Diocesano da Pastoral Carcerária da respectiva diocese, pelos seminaristas e casais da Pastoral Familiar acolheu a todos com muita alegria.

Tendo bem claro que o centro da vida e da missão do cristão é a mística e a espiritualidade, a manhã do dia 07 iniciou-se com a Celebração Eucarística presidida por D. Otacílio seguida da exposição pelo mesmo do tema sobre o Ano Mariano. Na sequência Pe. Emerson, Assessor Espiritual da Pastoral Carcerária Estadual, expôs o tema Espiritualidade culminando a manhã com a Adoração Eucarística presidida pelo Pe. Valdo da Diocese de Marília.

No final do dia Pe. Valdir, Coordenador da Pastoral Carcerária no Brasil e na América Latina e Caribe, trabalhou a questão dos massacres que ocorreram no início do ano nos presídios do norte e nordeste. Revelou através de dados estatísticos de óbitos fornecidos pela Secretaria de Administração Penitenciária que "massacres" ocorrem com frequência nos presídios e que as verdadeiras causas, mais do que brigas de facções como anunciou a mídia, são tantas outras tais como a precariedade dos presídios, superlotação, maus tratos, má assistência de saúde e outras semelhantes.

No último dia da Assembléia destacou-se o testemunho de um egresso que, pela presença da Igreja na penitenciária, por meio da atuação da Pastoral Carcerária, teve sua vida radicalmente transformada.

Tendo sido de caráter eletiva a Assembléia elegeu a Coordenação Estadual e os Coordenadores dos Subregionais para os próximos quatro anos.

D. Otacílio fez o encerramento da Assembléia com a benção e o envio dos coordenadores eleitos bem como de todos os participantes.

Pela Diocese de Assis estiveram presentes Pe. Orlando, Coordenador Diocesano da Pastoral Carcerária e Irmã Ideni, membro da Coordenação Estadual para a área da saúde e agente na diocese.

Texto e Fotos: Pe. Orlando de Almeida Alves