02 Mar, 2017

Celebração inicia um tempo de conversão para católicos

Texto e fotos: Daniele Melo

“Recebemos as cinzas lembrando que viemos do pó e que ao pó retornaremos; elas simbolizam que somos pó, somos limitados, não podemos tudo; significam também conversão e penitência; momento de rever a vida e mudar de rumo”. A explicação é do padre Heliton Luis Ferreira, da Paróquia São Nicolau e foi feita quarta-feira durante a celebração da cerimônia de imposição das cinzas.

De acordo com ele, o ato marcou a abertura nacional da Campanha da Fraternidade e o início da quaresma, época de oração proposta pela igreja.

“Iniciamos o tempo santo da quaresma; 40 dias de preparação para a Páscoa de Jesus; passagem de uma situação de pecado para a graça; Deus nos dá mais uma oportunidade; 40 é um número simbólico na bíblia que significa o tempo necessário para se declarar; tempo necessário para o discípulo seguir o mestre; durante este período relembramos diversas passagens bíblicas como os 40 anos que o povo de Deus saiu do Egito rumo à terra prometida; os 40 dias e 40 noites que Noé ficou no dilúvio; os 40 dias que Jesus jejuou no deserto e outras”, comentou.

“Este é um tempo de conversão e salvação; Deus nos diz, convertam-se e creiam no evangelho; é importante lembrar que este é um tempo muito rico para nós; precisamos deixar de lado o medo e as histórias de que na quaresma tem lobisomem, mula sem cabeça e outras crendices e superstições; não é um tempo de tristeza e sim de preparação para a Páscoa”, ensina.

Segundo o religioso, a Campanha da Fraternidade acontece neste período para marcar o compromisso cristão com a criação. “O tema deste ano nos faz olhar diferente para a criação; somos cuidadores das obras de Deus; a Campanha da Fraternidade é nosso gesto concreto; precisamos de uma conversão ecológica; Deus nos colocou como responsáveis pela criação e não depredadores; precisamos urgente de uma mudança de vida”, propõe.

“Não deixe essa quaresma ser apenas mais uma na sua vida, mas sim o verdadeiro encontro com o senhor; não basta receber as cinzas e pronto, esta é a oportunidade que Deus nos dá de adentrarmos neste tempo santo; o momento é agora”, concluiu.