01 Fev, 2017

Encontro de atualização dos presbíteros

Promovido pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o segundo Encontro de Atualização para Presbíteros aconteceu em Cachoeira do Campo (MG) de 2 a 22 de janeiro de 2017 com a presença de 25 padres vindos de diferentes regiões do Brasil.

Durante o encontro que teve como tema Aprofundar a vida e a missão dos presbíteros, em tempo de globalização, como discípulos missionários de Jesus Cristo a serviço do Reino e lema A contínua construção da unidade de vida, os integrantes participaram de momentos teóricos e práticos sobre cinco eixos temáticos que valorizaram a experiência de vida presbiteral: 1)Vida Humano-Afetiva, 2)Vida Espiritual, 3)Vida Comunitária, 4)Vida Intelectual e 5)Vida Apostólica.

A programação constou de celebrações eucarísticas diárias, liturgia das horas, leitura orante da Palavra de Deus, piedade popular e momentos devocionais como terço, adoração ao Santíssimo Sacramento e via-sacra. Foram desenvolvidos também ricos momentos de partilhas de vida e de experiências pastorais.

Destacando a importância do aspecto do cuidado com a saúde integral do presbítero o encontro proporcionou ainda palestras com profissionais da saúde, quais sejam: nutricionista, fisioterapeuta, urologista e cardiologista.

Também valorizando a importância do cultivo do lazer construtivo o encontro proporcionou passeios inesquecíveis em Ouro Preto e Mariana que ofereceram um verdadeiro mergulho no contexto sócio-cultural do século XVIII através da contemplação das fascinantes igrejas, obras artísticas e do estilo colonial das cidades além do deleite das belezas naturais proporcionadas pela mata atlântica e o cerrado, vista privilegiada principalmente no percurso de trem de Ouro Preto a Mariana.

Realizado em um local paradisíaco com acomodações de qualidade, ótima gastronomia e assessores de alto nível o encontro conseguiu aliar descanso, lazer, estudo, convivência e espiritualidade.

A iniciativa vem de encontro às expectativas do Papa Francisco quando ele diz na Evangelium Gaudium que precisamos criar espaços apropriados ‘lugares onde regenerar a sua fé em Jesus crucificado e ressuscitado, onde compartilhar as próprias questões mais profundas e as preocupações quotidianas, onde discernir em profundidade e com critérios evangélicos sobre a própria existência e experiência, com o objetivo de orientar para o bem e a beleza as próprias opções individuais e sociais” (EG nº 77); pois o cansaço do qual muitos reclamam hoje “não está sempre no excesso de atividades, mas sobretudo nas atividades mal vividas, sem as motivações adequadas, sem uma espiritualidade que impregne a ação e a torne desejável. Daí que as obrigações cansem mais do que é razoável, e às vezes façam adoecer” (EG nº 82).

Ao final do encontro todos saíram reanimados e fortalecidos e com uma nova disposição para retomar a missão sentindo-se assim melhor preparados e sabendo que estão juntos nos desafios e unidos na oração.

O Sub-regional de Botucatu esteve representado pelo Pe.Valdo Bartolomeu de Santana da Diocese de Marília e pelo Pe. Orlando de Almeida Alves da Diocese de Assis.

Texto e Fotos: Pe. Orlando de Almeida Alves