14 Dez, 2016

Saudação do monsenhor argemiro de azevedo - bispo eleito da diocese de assis

Araçatuba, 14 de dezembro de 2016

Memória de São João da Cruz

Caríssimo Pe. Heliton Luís, Administrador Diocesano, senhores sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, leigos e leigas e todas as autoridades constituídas desta Diocese de Assis.

Saúdo-vos com a graça, a paz e a misericórdia de Cristo Bom Pastor!

Neste dia em que é publicada minha nomeação como bispo da Diocese de Assis quero enviar a todos minha saudação e dizer da minha alegria pela confiança do Santo Padre o Papa Francisco por esta eleição. Agradeço as orações de todos que pediam a Deus um novo bispo para a Diocese enquanto o Senhor preparava este seu servo para tão grande missão.

Conheço minhas limitações e fraquezas, mas encontrarei forças no Senhor para abraçar sem reservas esta nova missão na certeza de que não estou sozinho.  Sei da força da oração, e não cesso de pedir ao Senhor discernimento e fortaleza de espírito.

Como bispo eleito desta Diocese de Assis, desejo humildemente poder entrar em vossas casas e vossos corações e somar com todos na paz e na justiça. Sei que a Igreja de Cristo se torna visível e dinâmica na história através da comunhão e entre todos os membros do Corpo Místico de Cristo, na variedade dos dons com os quais o Espírito Divino cumula todo o Povo de Deus. Estarei entre vós e convosco como “aquele que serve” (Lc 22, 27), caminhando junto com tantos outros irmãos e irmãs, discípulos e discípulas do Senhor, que fazem de suas vidas um dom a serviço de Cristo e da Igreja. Creio firmemente que a fidelidade e a disponibilidade em viver e comunicar com simplicidade a alegria do Evangelho, em espírito de efetiva comunhão, é um testemunho que dá credibilidade à ação evangelizadora.

Como missionário Claretiano, meus sentimentos e pensamentos se direcionam para esta nova missão que o Santo Padre me confiou. Inicialmente, desejo estar com vocês e conhecer esta Igreja Particular de Assis, seus sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, as pastorais, as famílias, as lideranças, os movimentos, e todos os outros serviços.

Saúdo de maneira especial Pe. Heliton Luís, atual Administrador Diocesano e, aos presbíteros desta diocese e manifesto meu respeito e carinho pela missão que realizam. Desejo conviver com todos em harmonia, juntos irmanados pelo espírito de solidariedade e trabalho. A Igreja de Assis vai continuar respondendo aos apelos do Senhor de proclamar o Reino de Deus entre todos.

Quero recordar Dom José Benedito Simão, que serviu esta diocese e nela entregou sua vida ao Senhor. Por tudo que realizou nesta Igreja, meu muito obrigado e minhas preces na certeza da ressurreição.

A Dom Antônio de Sousa, que no seu zelo apostólico também esteve à frente desta igreja particular durante um longo e fecundo período, minha saudação especial e que o Senhor derrame sobre ele graças de vida e saúde.

Minha saudação fraterna aos meus irmãos bispos da Província Eclesiástica de Botucatu, com os quais desejo aprender para servir dignamente a esta Igreja Diocesana.

Saúdo também as autoridades constituídas das cidades que compõem esta diocese. São Francisco de Assis que soube amar todas criaturas, nos inspire para sermos instrumentos de Sua Paz! Darei minha colaboração para a promoção e defesa da dignidade da vida humana, da solidariedade, da paz, da justiça e da cidadania, salvaguarda da nossa “casa comum”.

Por fim, peço humildemente a oração de todos para que eu seja um bom pastor junto ao rebanho a mim confiado. Envio-vos meu abraço com muito carinho e respeito. Imploro ao Senhor, por intercessão do Imaculado Coração de Maria, que derrame copiosas bênçãos sobre toda a Diocese de Assis. Desde já meus sinceros votos de um Feliz Natal e que o Ano Novo nos renove na esperança e no serviço dedicado ao rebanho do Senhor.

Fraternalmente,

Vosso irmão em Cristo e no Coração de Maria,