Escuta FM

Notícia

09 , 2016

Seminaristas da diocese de assis se reúnem para formação permanente no seminário são josé

Durante este final de semana os seminaristas da Diocese de Assis que residem nas várias casas de formação estiveram reunidos no Seminário São José para formação permanente e convivência. Ao todo são 20 seminaristas nas diversas etapas: Seminário Menor, Propedêutico, Filosofia e Teologia, que se reuniram a fim de incrementar suas formações, com assessores que abordaram temas relacionados com a formação humana.

No sábado pela manhã os assessores foram a psicóloga Maria Inês da Silveira da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Echaporã, acompanhada dos jovens André Bejar e Paula Sangaleti da mesma paróquia, que abordaram o tema da Constelação Familiar Sistêmica, apresentando a teoria formulada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger com um exemplo prático desta terapia. Mais tarde foi a vez do fundador e da co-fundadora da Comunidade Pietá de Cândido Mota, José Roberto Begosso e Rosângela Maschio Begosso que apresentaram o tema dos métodos Body Mind Talk (linguagem corpo e mente), EFT – Emotional Freedom Taping points (acupuntura com toques dos dedos) e PTO (técnica de relaxamento corporal e mental). Neste dia quem presidiu a Santa Missa foi o Pe José Donizetti de Oliveira.

No domingo a assessoria ficou a cargo da psicóloga Adriane Barbosa, que abordou o tema das emoções e sentimentos na formação humana. Houve ainda a Santa Missa com o rito de Admissão como candidatos às Ordens Sacras dos seminaristas Luciano Vilalba Moura e Jonathas Alfredo Zakir Pereira, presidida pelo Pe Heliton Luis Ferreira, administrador diocesano e concelebrada pelo Pe Carlos Augusto Martins Jr, reitor do Seminário São José. Durante o período vários padres prestigiaram a convivência com os seminaristas, como o Pe Orlando de Almeida Alves, Pe Eduardo Andrade de Moraes e Pe Anatoli Konstantin Gradiski.

O evento terminou com um almoço de confraternização entre os seminaristas, padres e familiares. 

Texto e Fotos: Seminarista Jonatas Alfredo Zakir Pereira (1º Ano de Teologia)

 

COMPARTILHAR