13 Jul, 2016

Pastoral carcerária do subregional de botucatu realiza formação anual em marília - pe. orlando

Pastoral Carcerária do Subregional de Botucatu realiza formação anual em Marília

Na manhã do dia 9 de julho, no Centro Catequético “D. Osvaldo Giuntini”, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, o pároco Pe. Ademilson L. Ferreira, acolheu 60 agentes de Pastoral Carcerária das Dioceses de Assis, Bauru, Marília, Lins e Ourinhos para o encontro de formação do Subregional de Botucatu.

O assessor espiritual da Pastoral no estado de São Paulo, Pe. Emerson Andrade de Lima, foi convidado para abordar o tema “Espiritualidade e Mística da Pastoral Carcerária” e, aproveitou a oportunidade, para organizar um calendário de visitas no Subregional que hoje reúne cerca de 80 mil pessoas encarceradas.

Após a oração inicial realizada pelo Pe. Valdo Bartolomeu de Santana (Tupi Paulista), que lembrou agentes da PCr que deixaram testemunhos do serviço missionário nos cárceres, os participantes foram acolhidos pelo coordenador do Subregional  Pe. Orlando de Almeida Alves (Assis), que passou a palavra ao assessor do encontro, que logo pontuou o desafio que é fazer pastoral no cárcere.

Diversos aspectos foram destacados pelo Pe. Emerson no serviço pastoral dentre os quais a tarefa de levar a Boa Notícia às pessoas presas, reafirmar Jesus Cristo e seu princípio de vida, a necessidade de permanente formação espiritual dos agentes, a superação dos preconceitos e outros afins.

Também foram apresentadas dezenas referências bíblicas de forte significado pastoral, destacando-se que o amor na PCr é um amor marcado pelo conflito, sendo que a oração é a base para se realizar o trabalho sob a luz e a inspiração divina. E ainda, que a criatividade e a ousadia são elementos importantes na evangelização do cárcere.

Por fim, a promoção dos direitos, como o direito à educação foram ressaltados na reflexão, pontuando o relatório da Defensoria Pública do Estado de São Paulo acerca da realidade educacional no sistema penitenciário no âmbito do sub-regional assim como o papel da política na responsabilidade dos agentes públicos na construção de outro quadro em direitos humanos no país.

Ao término do encontro a equipe da Paróquia Sagrado Coração de Jesus ofereceu um saboroso almoço, tendo os participantes avaliado positivamente a formação realizada e que contou com uma forte presença dos agentes do Subregional, tanto de leigos como membros do clero e religiosas.

Texto e Fotos: Pe. Orlando de Almeida Alves ( Coordenador do Subregional )