24 Jun, 2016

Circular: alerta em relação à atuação da igreja católica brasileira

2.                Assis-SP, 22 de dezembro de 2014

CIRCULAR Nº 22/2014

ALERTA EM RELAÇÃO À ATUAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA BRASILEIRA

Diante da constatação de algumas confusões que estão acontecendo na Diocese de Assis-SP a respeito da atuação da denominada “igreja católica brasileira”, com sede na cidade de Platina-SP e com atuação também em Palmital-SP conforme informações que chegaram ao meu conhecimento, vejo-me no direito e dever como sucessor dos apóstolos, designado pelo Sumo Pontífice a cuidar dessa porção do Povo de Deus situada  nessa Diocese,  de brevemente esclarecê-la, através dessa circular que faço chegar a público de forma bem objetiva, salientando os seguintes pontos:

1.                Informo os amados fiéis cristãos católicos em comunhão comigo, indigno servo e amigo do Senhor Jesus, e todos nós em comunhão com o Sumo Pontífice, nosso querido Papa, sucessor do apóstolo Pedro e bispo de Roma,  que a Igreja a qual pertencemos e somos,  não reconhece válido os sacramentos e demais serviços oferecidos pela mencionada igreja brasileira.

2.                Informo que a igreja brasileira não faz parte das tantas confissões religiosas, cristãs e não cristãs, promovedoras  do  ecumênismo e do diálogo inter-religioso.

3.                Informo que a utilização de templos semelhantes aos nossos,  oferta de sacramentos sem preparação catequética anterior, o emprego de rituais litúrgicos comuns aos nossos, posse dos mesmos livros, folhetos e vasos sagrados, isso e muito mais iludem e enganam os  fiéis não suficientemente formados e informados.

Portanto, aconselho os irmãos fiéis que procurem se informar melhor sobre a legitimidade da igreja na qual está buscando serviços ou frequentando. Se algum fiél cristão católico que por engano tenha recebido ou vier a receber o batismo, eucaristia, matrimônio e demais sinais e serviços na igreja brasileira, devem o quanto antes procurar o Padre de sua Comunidade Eclesial para que assim possa obter maiores e melhores informações a respeito das intenções da igreja brasileira e reparar devidamente a sua situação de pertença à Igreja de origem.

Como pastor da Igreja Particular de Assis e pela força do Batismo comum que recebemos, procurando sempre zelar pelas verdades da Fé, coloco-me inteiramente a disposição dos irmãos e irmãs fiéis, que necessitarem ou desejarem esclarecimentos sobre o referido assunto. Aproveito o ensejo para manifestar votos de um Feliz e Santo Natal e abençoado ano de 2015 para todos os homens e mulheres de boa vontade, missionários do Evangelho da Vida em nossa Diocese.

Em Cristo Jesus,

Paz e Esperança!

Dom José Benedito Simão

Bispo de Assis-SP

Prot.917

Pág.168

L.03

ESTA CIRCULAR DEVE SER AMPLAMENTE DIVULGADA POR TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE DISPOMOS, ASSIM COMO, SEJA LIDA EM TODAS AS PRÓXIMAS CELEBRAÇÕES EUCARÍSTICAS E ATIVIDADES DE NOSSAS COMUNIDADES ECLESIAIS.