Circular: alerta em relação à atuação da igreja católica brasileira
2. Assis-SP, 22 de dezembro de 2014
CIRCULAR Nº 22/2014
ALERTA EM RELAÇÃO À ATUAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA BRASILEIRA
Diante da constatação de algumas confusões que estão acontecendo na Diocese de Assis-SP a respeito da atuação da denominada “igreja católica brasileira”, com sede na cidade de Platina-SP e com atuação também em Palmital-SP conforme informações que chegaram ao meu conhecimento, vejo-me no direito e dever como sucessor dos apóstolos, designado pelo Sumo Pontífice a cuidar dessa porção do Povo de Deus situada nessa Diocese, de brevemente esclarecê-la, através dessa circular que faço chegar a público de forma bem objetiva, salientando os seguintes pontos:
1. Informo os amados fiéis cristãos católicos em comunhão comigo, indigno servo e amigo do Senhor Jesus, e todos nós em comunhão com o Sumo Pontífice, nosso querido Papa, sucessor do apóstolo Pedro e bispo de Roma, que a Igreja a qual pertencemos e somos, não reconhece válido os sacramentos e demais serviços oferecidos pela mencionada igreja brasileira.
2. Informo que a igreja brasileira não faz parte das tantas confissões religiosas, cristãs e não cristãs, promovedoras do ecumênismo e do diálogo inter-religioso.
3. Informo que a utilização de templos semelhantes aos nossos, oferta de sacramentos sem preparação catequética anterior, o emprego de rituais litúrgicos comuns aos nossos, posse dos mesmos livros, folhetos e vasos sagrados, isso e muito mais iludem e enganam os fiéis não suficientemente formados e informados.
Portanto, aconselho os irmãos fiéis que procurem se informar melhor sobre a legitimidade da igreja na qual está buscando serviços ou frequentando. Se algum fiél cristão católico que por engano tenha recebido ou vier a receber o batismo, eucaristia, matrimônio e demais sinais e serviços na igreja brasileira, devem o quanto antes procurar o Padre de sua Comunidade Eclesial para que assim possa obter maiores e melhores informações a respeito das intenções da igreja brasileira e reparar devidamente a sua situação de pertença à Igreja de origem.
Como pastor da Igreja Particular de Assis e pela força do Batismo comum que recebemos, procurando sempre zelar pelas verdades da Fé, coloco-me inteiramente a disposição dos irmãos e irmãs fiéis, que necessitarem ou desejarem esclarecimentos sobre o referido assunto. Aproveito o ensejo para manifestar votos de um Feliz e Santo Natal e abençoado ano de 2015 para todos os homens e mulheres de boa vontade, missionários do Evangelho da Vida em nossa Diocese.
Em Cristo Jesus,
Paz e Esperança!
Dom José Benedito Simão
Bispo de Assis-SP
Prot.917
Pág.168
L.03
ESTA CIRCULAR DEVE SER AMPLAMENTE DIVULGADA POR TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE DISPOMOS, ASSIM COMO, SEJA LIDA EM TODAS AS PRÓXIMAS CELEBRAÇÕES EUCARÍSTICAS E ATIVIDADES DE NOSSAS COMUNIDADES ECLESIAIS.