14 Abr, 2016

Pastoral da educação realiza encontro estadual em araras

Pastoral da Educação realiza Encontro Estadual em Araras

No último fim de semana, dias 8, 9 e 10 de abril, estiveram reunidos os representantes da Pastoral da Educação das diversas dioceses que compõem o Regional Sul 1 da CNBB em Araras na Casa de Retiro Emaús, para mais um Encontro Estadual da Pastoral da Educação.

Frei Carlos Josaphat, OP, que com 70 anos de sacerdócio ainda milita e é força atuante junto à Pastoral da Educação e à Teologia de modo geral, enriqueceu o encontro com o tema “Tomás de Aquino e Paulo Freire”, embasado no seu mais novo livro.

O Pe José Adalberto Vanzella contribuiu com reflexões sobre os 3 documentos do Papa Francisco: Evangelii Gaudium, Laudato Si e Misericordiae Vultus, para o mundo da educação e deixou todos a par da palavra do Papa aos educadores católicos para este tempo.

Ainda houve a colaboração do sociólogo Américo Sampaio, falando sobre a realidade do saneamento básico no Estado de São Paulo e do Prof Antonio Martini da PUC-SP atualizando todos sobre a Encíclica Laudato Si, com cuja qual a CFE 2016 está intimamente ligada.

Foi um encontro muito rico de formação e inspiração para a continuação dos trabalhos da Pastoral da Educação que, inserida no Setor de Formação Cristã de nossa diocese, pode congregar a unidade, a formação e o apoio a todos os agentes da educação. Conhecer outras realidades tão próximas e prósperas foi um privilégio.

A Diocese de Assis enviou dois representantes, o Seminarista Jonathas Alfredo Zakir Pereira, assessor diocesano e o jovem universitário João Pedro Roveri, membro do MUR – Movimento Universidades Renovadas da nossa diocese.

Caso você sinta-se chamada (o) a participar mais de perto conosco da organização desta Pastoral, venha, há espaço na vinha do Senhor para mais operários e operárias. Entre em contato no CEDIPAS pelo telefone (18) 3322 2614 ou pelo e-mail jonathas_pereira@yahoo.com.br

Texto e Foto:

Seminarista Jonathas Alfredo Zakir Pereira (1º Ano de Teologia - DIOCESE DE ASSIS)