24 Abr, 2024

19º ENCONTRO NACIONAL DE PRESBÍTEROS

Acontece de 24 a 30 de abril, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida, São PauloO 19º Encontro Nacional de Presbíteros, ENP, promovido pela Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e, em parceria com a Comissão Nacional de Presbíteros (CNP),  Esse ano o encontro tem como tema: “Presbíteros: testemunhas da esperança” e o lema: “Alegres na esperança, perseverantes na tribulação, constantes na oração”.

Representando os Presbíteros da Diocese de Assis, estarão participando os Padres José David Espessotti e Marcelo Martins Barreto.

Rezemos por todos !

Vejam matéria sobre o encontro extraída do site da CNBB

“PRESBÍTEROS: TESTEMUNHAS DA ESPERANÇA” É O TEMA DO 19º ENCONTRO NACIONAL DE PRESBÍTEROS, QUE ACONTECE DE 24 A 30 DE ABRIL

O 19º Encontro Nacional de Presbíteros, ENP, promovido pela Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e, em parceria com a Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), acontece de 24 a 30 de abril, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida, São Paulo. Esse ano o encontro tem como tema: “Presbíteros: testemunhas da esperança” e o lema: “Alegres na esperança, perseverantes na tribulação, constantes na oração”.

Mais de 450 presbíteros, de várias regiões do país, estarão presentes e vivenciando um tempo de estudo, reflexão, partilha, oração e fraternidade. O presidente da Comissão Nacional de Presbíteros, padre André Luís do Vale, pede a todos que se unam em orações pelo bom êxito do encontro:

“Pedimos ao povo brasileiro que rezem em suas comunidades eclesiais, pelos trabalhos a serem realizados, mas sobretudo pelos presbíteros que irão participar, de modo que retornem às dioceses, paróquias e comunidades, levando esperança e alegria a todos”.

A Comissão pediu a todos que incluam em suas orações diárias uma prece especial pelo 19º Encontro Nacional de Presbíteros. “Que Nossa Senhora Aparecida ilumine e abençoe a todos!”.

Subsídio em preparação ao encontro

O presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom Ângelo Mezzari, salientou que o subsídio em preparação ao ENP é mais uma contribuição na caminhada de todos os presbíteros da Igreja do Brasil.

“O livro quer contribuir para que seja aprimorado o Encontro Nacional de Presbíteros. É uma oração que exige a reflexão, o aprofundamento. Na verdade como Igreja que somos e também estimulados pelos nossos pastores, mas sobretudo no compromisso da própria vocação, vida e missão”, disse.

Dom Ângelo afirmou, ainda, que o subsídio é mais um instrumento para que todos os presbíteros, mas também aqueles que estão a caminho da ordenação presbiteral possam ainda mais aprofundar, aprender e amadurecer a sua própria vocação, vida pessoal, presbiteral e também fazer resplandecer a grandeza e o próprio espírito da missão presbiteral.

Para a preparação do subsídio, a CNP contou com a colaboração do padre Humberto Robson de Carvalho, da arquidiocese de São Paulo. O livro tem o objetivo de contribuir com todos os presbíteros, especialmente os diocesanos, ajudando-os no aprofundamento da sua dimensão humana, espiritual, pastoral e missionária, tendo sempre em vista o compromisso com a vocação e a missão para qual cada um foi chamado.

É dividido em 4 capítulos: “presbítero: profundamente humano”; “presbítero: inteiramente de Deus”; “presbítero: plenamente identificado com a Igreja” e “presbítero: totalmente dedicado à missão”.

O subsidio está disponível para compra no site da Edições (aqui).

Fonte da Matéria:  site da CNBB